Repository logo
 
Publication

Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.date.accessioned2020-03-27T11:56:04Z
dc.date.available2020-03-27T11:56:04Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractPartindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional’, mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos. No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Starting from the premise which suggests that a teacher is also a researcher, this article intends to exploit such ‘professional facet’ through the experience of a few students attending a professional master’s degree in teaching. For such, and resorting to the computer program MAXQDA 2018, we analyzed the content of 25 internship reports from randomly selected students of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, noting various elements such as the researched educational themes, the motivation subjacent to the researches or the concertation between the methodological assumptions and the defined investigation goals. In the end, two or three considerations arose: those future teachers, besides experiencing an elementary moment for the development of their investigative literacy, recognizing the several dimensions inherent to the process, are not always capable of discerning the investigative practice from the pedagogical practice or yet, different investigation methods.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Partant de la prémisse qui suggère qu’un enseignant doit aussi être un investigateur, cet article a pour objectif d'explorer le ‘côté professionnel’ ayant comme base l'expérience de certains étudiants qui passent d'un master professionnalisant à un enseignant. Pour cela nous nous sommes appuyer sur le programme informatique MAXQDA 2018, analysant le contenu de 25 rapports de stage d'étudiants fréquentent le master d'éducation préscolaire et primaire sélectionnés de façon aléatoire, en ayant une attention particulière à certains éléments, comme par exemple: les motivations subjacentes aux investigations ou à la corrélation entre les hypothèses méthodologiques assumées et les principaux objectifs de cette études. À la fin, nous avons eu deux ou trois considérations à prendre en compte: les futurs enseignants, qui au-delàs de leur investigation, ont vécu un moment qui s'avère important pour le développement de leurs investigations littéraires, en reconnaissant les diverses dimensions relatives au procès en lui même, ne sont pas toujours capable de différencier la recherche dans un mode pratique de la pédagogie ou même différencier divers moyens d'investigation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., Moreira, A., (2020) Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes, Da Investigação às Práticas, 10(1), 78 - 98. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11360
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/204pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia investigativapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigative literacypt_PT
dc.subjectInitial formation of teacherspt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectInvestigation littérairept_PT
dc.subjectFormation initiale de l'enseignantpt_PT
dc.subjectPratique pédagogiquept_PT
dc.titleQue professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage78pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.identifierg2IoVxEAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication655aa9f4-7f1d-4241-a0e2-4693fd1ae84c
relation.isAuthorOfPublicatione55463bb-064e-4883-a812-8c5b21c91a76
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery655aa9f4-7f1d-4241-a0e2-4693fd1ae84c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
204-966-2-PB.pdf
Size:
429.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections