Repository logo
 
Publication

Planeamento de afetação de veículos de transporte público

authorProfile.emaildocumentacao@isel.pt
dc.contributor.advisorMadeira, José Firmino Aguilar
dc.contributor.advisorQuinteiro, Teresa Maria de Araújo Melo
dc.contributor.authorJin, Catarina
dc.date.accessioned2025-02-12T11:04:48Z
dc.date.available2025-02-12T11:04:48Z
dc.date.issued2024-11
dc.descriptionRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Matemática Aplicada para a Indústria, na Área de Especialização em Tratamento de Dados
dc.description.abstractO presente relatório aborda o problema apresentado pela Tecmic, empresa com a qual elaborei no âmbito de um estágio curricular no semestre de verão de 2023/24. Este projeto trata o problema de planeamento da afetação de veículos de transporte público, com o objetivo de minimizar o número de veículos necessários para cumprir os horários predefinidos de diversas rotas. Através da utilização de dados reais fornecidos pela Carris, e da aplicação de técnicas de otimização como o Simulated Annealing e o algoritmo NSGA-II, com o apoio computacional de Python, foi possível propor soluções boas que equilibram múltiplos critérios, tais como a redução do número de veículos e a melhoria da distribuição de tarefas. Para este fim, foram explorados diferentes cenários de atribuição de viagens com tempos de pausa variáveis, simulando situações reais. A implementação dos algoritmos permitiu otimizar as soluções minimizando o tempo de inatividade, bem como o equilíbrio do número de viagens atribuídas aos veículos. O projeto apresenta a importância da sincronização de horários e da distribuição equilibrada de veículos entre as rotas. Os resultados obtidos mostram que as técnicas aplicadas conseguem reduzir o número de veículos em circulação, ao mesmo tempo que garantem o cumprimento rigoroso dos horários.por
dc.description.abstractAbstract This report addresses the issue presented by Tecmic, the company where I interned during the summer semester of 2023/24. This project addresses the problem of planning the allocation of public transport vehicles, with the aim to minimizing the number of vehicles needed to meet the predefined schedules of various routes. Through the use of real data provided by Carris and applying optimization techniques such as Simulated Annealing and the NSGA-II algorithm, with the computacional support of Python, it was possible to propose good solutions that balance multiple criteria, such as reducing the number of vehicles and improving task distribution. For this purpose, different trip assignment scenarios with variable break times were explored, simulating real operations. The implementation of the algorithms allowed us to optimize solutions by minimizing downtime, as well as balancing tasks among vehicles. The project presents the importance of synchronizing schedule and balanced distribution of vehicles between routes. The results obtained show that the techniques applied can reduce the number of vehicles in circulation, while ensuring strict compliance with schedules.eng
dc.identifier.citationJIN, Catarina – Planeamento de afetação de veículos de transporte público. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2024. Dissertação de Mestrado.
dc.identifier.tid203786858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21428
dc.language.isopor
dc.peerreviewedsim
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAfetação de veículos
dc.subjectGTFS
dc.subjectAtribuição de viagens
dc.subjectRecozimento simulado
dc.subjectNSGA-II
dc.subjectVehicle allocation
dc.subjectTrip assignment
dc.subjectSimulated annealing
dc.titlePlaneamento de afetação de veículos de transporte públicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage118
oaire.citation.startPage1
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_ab4af688f83e57aa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CatarinaJin_MMAI.pdf
Size:
6.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: