Repository logo
 
Publication

Ensino da gramática: conceções, práticas, currículo e terminologia, currículo e terminologia

dc.contributor.authorFerreira, Patrícia Santos
dc.date.accessioned2015-05-21T12:53:16Z
dc.date.available2015-05-21T12:53:16Z
dc.date.issued2015-03
dc.description.abstractCom este texto, pretende-se apresentar alguns dos resultados de um estudo multicasos, que teve como objetivos de investigação: i) conhecer conceções dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática; ii) conhecer opiniões desses professores em relação ao Dicionário Terminológico (DT); iii) conhecer opiniões desses professores face ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL); iv) Conhecer práticas desses professores em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática; v) e identificar necessidades de formação desses professores em relação ao ensino da gramática. O estudo, de natureza exploratória e inserido no paradigma interpretativo, teve como participantes seis professores de Português, língua materna, e seis turmas do 2.º CEB, de três escolas do distrito de Lisboa. A informação foi recolhida no ano letivo 2011 – 2012, através das técnicas da observação direta e da entrevista. Concluiu-se que nem sempre se verifica uma linearidade entre a prática e o discurso, tendo ocorrido situações de incoerência entre as práticas observadas e as manifestações verbais dos docentes em contexto de entrevista. Por outro lado, os professores reconheceram a importância do conhecimento gramatical e a sua influência no sucesso em outras competências do modo oral ou escrito. No entanto, nem todos valorizaram esse conhecimento do mesmo modo relativamente às restantes competências nucleares da língua. Os docentes revelaram, ainda, dificuldades ao nível da atualização exigida pelo tempo de transição em que vivem e do conhecimento científico e didático.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4571
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,por
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectConceçõespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTerminologiapor
dc.titleEnsino da gramática: conceções, práticas, currículo e terminologia, currículo e terminologiapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage163por
oaire.citation.startPage153por
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ferreira.pdf
Size:
794.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections