Repository logo
 
Publication

As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português

dc.contributor.authorRato, Valter
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.date.accessioned2023-09-12T08:26:23Z
dc.date.available2023-09-12T08:26:23Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractHá já algum tempo que a Gramática tem vindo a ser catalogada como uma competência problemática no ensino-aprendizagem do Português (Silva, 2016). A literatura e os estudos que envolvem como participantes professores e alunos dos mais diversos ciclos de ensino têm confirmado esta perceção (Ferreira, 2012, 2018). Deste modo, uma larga maioria de docentes confessa: (i) desvalorizar o trabalho da Gramática a favor das restantes componentes da língua (Silva & Pereira, 2017); (ii) promover atividades, na sua generalidade, de natureza dedutiva/expositiva (Pereira, 2010); (iii) apresentar dificuldades numa dimensão científica e pedagógica (Cardoso, Pereira, Leite & Silva, 2018); (iv) ter havido uma instabilidade de programas educativos oficiais e a falta de uma terminologia linguística uniformizadora (Viegas & Teixeira, 2019). No mesmo sentido, os alunos têm apresentado resultados francamente insatisfatórios em exercícios de explicitação gramatical (Ucha, 2007) e evidenciam valorizar outras competências da sua língua materna (Sim-Sim & Rodrigues, 2006). Face ao referido, a literatura tem veiculado a ideia de que os alunos não se sentem motivados nem gostam de aprender Gramática (Gorgulho & Teixeira, 2016). Não obstante, os estudos são escassos quando se pretende saber, de uma forma mais precisa, as conceções que os alunos apresentam a respeito da competência gramatical. No entender de Madeira (2005), as conceções influenciam o processo de ensino-aprendizagem dos professores e dos alunos pelo que se torna importante conhecê-las.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValter, R., Pereira, S., & Valente, B. (2022). As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português. Palavras 58-59, 87-94pt_PT
dc.identifier.issn2184-7320
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16461
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Portuguêspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subject2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.titleAs conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage94pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titlePalavraspt_PT
oaire.citation.volume58, 59pt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameValente
person.givenNameSusana
person.givenNameBianor
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0002-4278-8129
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
150-Texto Artigo-513-2-10-20230109.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections