Publication
As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português
dc.contributor.author | Rato, Valter | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T08:26:23Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T08:26:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Há já algum tempo que a Gramática tem vindo a ser catalogada como uma competência problemática no ensino-aprendizagem do Português (Silva, 2016). A literatura e os estudos que envolvem como participantes professores e alunos dos mais diversos ciclos de ensino têm confirmado esta perceção (Ferreira, 2012, 2018). Deste modo, uma larga maioria de docentes confessa: (i) desvalorizar o trabalho da Gramática a favor das restantes componentes da língua (Silva & Pereira, 2017); (ii) promover atividades, na sua generalidade, de natureza dedutiva/expositiva (Pereira, 2010); (iii) apresentar dificuldades numa dimensão científica e pedagógica (Cardoso, Pereira, Leite & Silva, 2018); (iv) ter havido uma instabilidade de programas educativos oficiais e a falta de uma terminologia linguística uniformizadora (Viegas & Teixeira, 2019). No mesmo sentido, os alunos têm apresentado resultados francamente insatisfatórios em exercícios de explicitação gramatical (Ucha, 2007) e evidenciam valorizar outras competências da sua língua materna (Sim-Sim & Rodrigues, 2006). Face ao referido, a literatura tem veiculado a ideia de que os alunos não se sentem motivados nem gostam de aprender Gramática (Gorgulho & Teixeira, 2016). Não obstante, os estudos são escassos quando se pretende saber, de uma forma mais precisa, as conceções que os alunos apresentam a respeito da competência gramatical. No entender de Madeira (2005), as conceções influenciam o processo de ensino-aprendizagem dos professores e dos alunos pelo que se torna importante conhecê-las. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Valter, R., Pereira, S., & Valente, B. (2022). As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português. Palavras 58-59, 87-94 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-7320 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16461 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Português | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | Gramática | pt_PT |
dc.subject | Português | pt_PT |
dc.title | As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 94 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.title | Palavras | pt_PT |
oaire.citation.volume | 58, 59 | pt_PT |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Valente | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Bianor | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 150-Texto Artigo-513-2-10-20230109.pdf
- Size:
- 1.29 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: