Repository logo
 
Publication

Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitário

dc.contributor.authorFerreira, Joana Vaz
dc.contributor.authorMonteiro, Hugo
dc.date.accessioned2022-10-03T09:03:10Z
dc.date.available2022-10-03T09:03:10Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEm tempos de tecnocracia, as questões associadas ao Direito à Educação têm sido preteridas em favor de um determinismo económico-financeiro, predominante na sociedade hegemonizada pelo neoliberalismo. Espelho disto mesmo são as orientações educativas provindas de organizações transnacionais, como a Comissão Europeia ou a OCDE, centralizando as prioridades da ação educativa em questões como o empreendedorismo, a empregabilidade e as lógicas empresariais. O tempo da produção, definido pelo pragmatismo regulador que invade e coloniza o tempo humano da relação, ganha uma nova centralidade nos discursos e práticas educativas. O presente artigo pretende definir e analisar os efeitos do que designamos por imperialismo do útil, sublinhando a importância de devolver às práticas e aos discursos educacionais um sentido crítico, humanizador e socialmente justo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In times of technocracy, the issues associated with the Right to Education have been deprecated in favor of an economic-financial determinism, predominant in society hegemonized by neoliberalism. Mirroring this are the educational guidelines from transnational organisations such as the European Commission or the OECD, centralising the priorities of educational action on issues such as entrepreneurship, employability and business logics. The time of production, defined by the regulatory pragmatism that invades and colonizes the human time of the relationship, gains a new centrality in educational discourses and practices. This article aims to define and analyze the effects of what we call imperialism of the useful, underlining the importance of returning to educational practices and discourses a critical, humanizing and socially just sense.pt_PT
dc.description.abstractResumen En tiempos de tecnocracia, los temas asociados al Derecho a la Educación han quedado en desuso en favor de un determinismo económico-financiero, predominante en la sociedad hegemonizada por el neoliberalismo. Reflejando esto están las directrices educativas de organizaciones transnacionales como la Comisión Europea o la OCDE, que centralizan las prioridades de la acción educativa en temas como el espíritu empresarial, la empleabilidad y la lógica empresarial. El tiempo de producción, definido por el pragmatismo regulador que invade y coloniza el tiempo humano de la relación, adquiere una nueva centralidad en los discursos y prácticas educativas. Este artículo tiene como objetivo definir y analizar los efectos de lo que llamamos imperialismo de lo útil, subrayando la importancia de devolver a las prácticas y discursos educativos un sentido crítico, humanizador y socialmente justo.pt_PT
dc.description.abstractRésumé À l’époque de la technocratie, les questions associées au droit à l’éducation ont été dépréciées au profit d’un déterminisme économico-financier, prédominant dans la société hégémonique par le néolibéralisme. À l’image des lignes directrices pédagogiques d’organisations transnationales telles que la Commission européenne ou l’OCDE, qui centralisent les priorités de l’action éducative sur des questions telles que l’entrepreneuriat, l’employabilité et les logiques commerciales, en sont les suivantes. Le temps de production, défini par le pragmatisme régulateur qui envahit et colonise le temps humain de la relation, acquiert une nouvelle centralité dans les discours et les pratiques éducatives. Cet article vise à définir et à analyser les effets de ce que nous appelons l’impérialisme de l’utile, en soulignant l’importance de redonner aux pratiques et aux discours éducatifs un sens critique, humanisant et socialement juste.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVaz Ferreira, J., & Monteiro, H. (2022). Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitário. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 33-54. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.307pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v12i2.307pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/307pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectResponsabilidadept_PT
dc.subjectDesigualdadespt_PT
dc.subjectNeoliberalismopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResponsibilitypt_PT
dc.subjectInequalitiespt_PT
dc.subjectNeoliberalismpt_PT
dc.subjectEducaciónpt_PT
dc.subjectResponsabilidadpt_PT
dc.subjectDesigualdadespt_PT
dc.subjectNeoliberalismopt_PT
dc.subjectÉducationpt_PT
dc.subjectResponsabilitépt_PT
dc.subjectInégalitéspt_PT
dc.subjectNéolibéralismept_PT
dc.titleDo tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitáriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameda Palma Vaz Ferreira
person.familyNameMonteiro
person.givenNameJoana Sofia
person.givenNameHugo
person.identifier.ciencia-idB714-7117-775E
person.identifier.ciencia-id8C15-8458-4F16
person.identifier.orcid0000-0003-1759-432X
person.identifier.orcid0000-0003-3924-497X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication648192c0-04fa-47c8-b3c2-7c4495f14153
relation.isAuthorOfPublication0179ed8c-6299-4feb-bc52-5216ac8e1f4c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery648192c0-04fa-47c8-b3c2-7c4495f14153

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
307.pdf
Size:
248.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections