Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
90.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo, carateriza-se a integração da Educação Sexual (ES) na formação de educadores/
as e professores/as do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, avaliando-se a mesma, face às
orientações nacionais, europeias e internacionais. Caracterizou-se a oferta formativa em ES nos planos de estudo das licenciaturas e mestrados de formação de docentes, no ano letivo 2016/2017, tendo sido analisados os programas das unidades curriculares, no âmbito da ES. Efetuou-se ainda o levantamento das ações de formação contínua no âmbito da ES. Apesar da inclusão de tópicos de sexualidade e ES nos currículos de formação inicial, num número significativo de instituições de ensino superior, constatou-se uma diversidade na natureza das unidades curriculares e nos temas abordados, e a existência de um défice de formação em ES holística para a docência.
Description
Keywords
Educação sexual Sexualidade Formação Inicial Educador de Infância Professor 1º e 2º ciclo do ensino básico
Citation
Valente, B., Branco, D. & Silva, M. J. (2017). A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Enseñanza de las ciencias, (Núm. Extra), 2243-2248