Repository logo
 
Publication

Medidas de tendência central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos

dc.contributor.authorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.date.accessioned2023-01-24T10:12:49Z
dc.date.available2023-01-24T10:12:49Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais exigente torna-se essencial que os cidadãos desenvolvam capacidades e competências que lhes permitam, entre outras situações, serem capazes de interpretar e analisar informação que lhes chega através de diversas fontes de informação. Neste sentido, o ensino e aprendizagem da Matemática, em particular da Estatística, configura experiências de aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento de uma literacia matemática (e estatística) adequada. Esta investigação tem como objetivo aceder ao conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos e perceber quais as suas dificuldades e eventuais lacunas na aprendizagem estatística. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos uma investigação-ação. Os participantes foram os estudantes do 2.º ano do curso da Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam a unidade curricular Análise de Dados. Os dados foram recolhidos por meio de um instrumento de avaliação do conhecimento estatístico (aplicado no início e final da unidade curricular), observação participante, conversas informais e protocolos dos estudantes. A análise dos desempenhos dos estudantes no instrumento de avaliação do conhecimento estatístico permitiu aceder e identificar as lacunas no conhecimento dos futuros professores relativamente a medidas de tendência central de um conjunto de dados e adaptar as práticas de sala de aula, por forma a (re)construir os conhecimentos estatísticos, atribuindo-lhes significado para os estudantes e futuros professores.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In an increasingly demanding society, it is essential that citizens develop abilities and competencies that enable them, among other situations, to be able to interpret and analyze information that comes to them through different sources of information. In this sense, the teaching and learning of Mathematics, in particular Statistics, configures learning experiences fundamental to the development of an appropriate mathematical (and statistical) literacy. This research aims to access the statistical knowledge of future first-year teachers and to understand their difficulties and errors in statistical learning. We assumed an interpretive paradigm and developed an action-research project. The participants were the 2nd year students of the Undergraduate Degree in Basic Education, who were attending the curricular unit Data Analysis The data were collected using an instrument for assessing statistical knowledge (applied at the beginning and end of the curricular unit), participant observation, informal conversations and students’ protocols. The analysis of the students' performances in the statistical knowledge assessment instrument allowed accessing and identifying the errors of the future teachers’ regarding the knowledge about the central tendency measures of a set of data and adapting classroom practices, in order to (re)construct statistical knowledge, assigning meaning to them for students and future teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p125-131pt_PT
dc.identifier.issn2176-5634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15372
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9887pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConhecimento estatísticopt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectMedidas de tendência centralpt_PT
dc.subjectStatistical knowledgept_PT
dc.subjectPre-service teacher educationpt_PT
dc.subjectMeasures of central tendencypt_PT
dc.titleMedidas de tendência central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage131pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleJornal Internacional de Estudos em Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameCaseiro
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Medidas de Tendência Central de um Conjunto de Dados.pdf
Size:
893.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections