Repository logo
 
Publication

Medidas de tendĂȘncia central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos

dc.contributor.authorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.date.accessioned2023-01-24T10:12:49Z
dc.date.available2023-01-24T10:12:49Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais exigente torna-se essencial que os cidadĂŁos desenvolvam capacidades e competĂȘncias que lhes permitam, entre outras situaçÔes, serem capazes de interpretar e analisar informação que lhes chega atravĂ©s de diversas fontes de informação. Neste sentido, o ensino e aprendizagem da MatemĂĄtica, em particular da EstatĂ­stica, configura experiĂȘncias de aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento de uma literacia matemĂĄtica (e estatĂ­stica) adequada. Esta investigação tem como objetivo aceder ao conhecimento estatĂ­stico de futuros professores dos primeiros anos e perceber quais as suas dificuldades e eventuais lacunas na aprendizagem estatĂ­stica. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos uma investigação-ação. Os participantes foram os estudantes do 2.Âș ano do curso da Licenciatura em Educação BĂĄsica, que frequentavam a unidade curricular AnĂĄlise de Dados. Os dados foram recolhidos por meio de um instrumento de avaliação do conhecimento estatĂ­stico (aplicado no inĂ­cio e final da unidade curricular), observação participante, conversas informais e protocolos dos estudantes. A anĂĄlise dos desempenhos dos estudantes no instrumento de avaliação do conhecimento estatĂ­stico permitiu aceder e identificar as lacunas no conhecimento dos futuros professores relativamente a medidas de tendĂȘncia central de um conjunto de dados e adaptar as prĂĄticas de sala de aula, por forma a (re)construir os conhecimentos estatĂ­sticos, atribuindo-lhes significado para os estudantes e futuros professores.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In an increasingly demanding society, it is essential that citizens develop abilities and competencies that enable them, among other situations, to be able to interpret and analyze information that comes to them through different sources of information. In this sense, the teaching and learning of Mathematics, in particular Statistics, configures learning experiences fundamental to the development of an appropriate mathematical (and statistical) literacy. This research aims to access the statistical knowledge of future first-year teachers and to understand their difficulties and errors in statistical learning. We assumed an interpretive paradigm and developed an action-research project. The participants were the 2nd year students of the Undergraduate Degree in Basic Education, who were attending the curricular unit Data Analysis The data were collected using an instrument for assessing statistical knowledge (applied at the beginning and end of the curricular unit), participant observation, informal conversations and students’ protocols. The analysis of the students' performances in the statistical knowledge assessment instrument allowed accessing and identifying the errors of the future teachers’ regarding the knowledge about the central tendency measures of a set of data and adapting classroom practices, in order to (re)construct statistical knowledge, assigning meaning to them for students and future teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p125-131pt_PT
dc.identifier.issn2176-5634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15372
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9887pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConhecimento estatĂ­sticopt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectMedidas de tendĂȘncia centralpt_PT
dc.subjectStatistical knowledgept_PT
dc.subjectPre-service teacher educationpt_PT
dc.subjectMeasures of central tendencypt_PT
dc.titleMedidas de tendĂȘncia central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage131pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleJornal Internacional de Estudos em Educação Matemåticapt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameCaseiro
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Medidas de TendĂȘncia Central de um Conjunto de Dados.pdf
Size:
893.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections