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Driver Profile Classification

dc.contributor.advisorLourenço, André Ribeiro
dc.contributor.advisorFerreira, Artur Jorge
dc.contributor.authorLoureiro, Luís Miguel Pinto
dc.date.accessioned2024-10-23T08:50:30Z
dc.date.available2024-10-23T08:50:30Z
dc.date.issued2023-07
dc.descriptionDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores
dc.description.abstractNowadays, we have billions of vehicles around the world. In most countries, insurance against civil liability for vehicles is mandatory. Usually, insurance companies define vehicle insurance rates according to static known time-invariant variables or with a slight adjustment over time. The insurance rates calculation relies mostly on factors such as the age of the driver, the number of years one holds a driving license, and the driving history. These variables are not in close connection with the everyday behavior of the driver on the road, thus being not fair for young drivers, for instance. In this thesis, we follow a pay-as-you-behave approach, in which we describe the research and development work to devise a driver profile classification solution, based on driver behavior data. From data records with the trips from different drivers, we build a dataset, targeting a driver profile classification task. We explore and evaluate the use of machine learning techniques over the dataset, starting with an unsupervised approach and moving to a supervised one, where we save the final model. We also develop a REST API to serve as proof of concept to classify drivers and fleets, that uses the best model to determine the driver profile. The experimental results show that unsupervised machine learning techniques can cluster and identify distinct trip profiles, and supervised learning techniques are capa ble of classifying different trips based on the profiles found, which are then used to assign the driver profile. Many drivers revealed to have inconsistent driver behavior over time. The majority of the drivers has a non-aggressive driving style, some are aggressive, and a few are risky style drivers.pt_PT
dc.description.abstractHoje em dia, existem milhares de milhões de veículos em todo o mundo. Na maioria dos países, seguro de veículo é obrigatório. Normalmente, as companhias de seguro definem as taxas de seguro de veículos de acordo com variáveis estáticas, ou que têm um ligeiro ajustamento ao longo tempo, como a idade do condutor, o número de anos encartado, e o histórico de condução. Estas variáveis não estão directamente relacionadas com o comportamento diário do condutor na estrada, não sendo por isso justas para os jovens condutores. Nesta tese adoptamos uma abordagem pay-as-you-behave, na qual analisamos a literatura e descrevemos o trabalho desenvolvido para conceber uma solução de classificação do perfil de condução. A partir de registos de dados de viagens com diferentes condutores, desenvolvemos um dataset organizado por viagens. Exploramos e avaliamos o uso de técnicas de aprendizagem automática sobre o conjunto de dados, começando com uma abordagem não supervisionada, e de seguida, supervisionada. Foi também desenvolvida uma REST API que serve como exemplo de uma abordagem para classificar condutores e frotas de veículos. Os resultados experimentais mostram que as técnicas não supervisionadas são capazes de realizar agrupamento dos dados, e identificar diferentes perfis de condução. As técnicas supervisionadas conseguem classificar diferentes viagens com base nos perfis encontrados, que são depois utilizados para calcular o perfil de condução. No conjunto de dados utilizado, a maior parte dos condutores revelaram ter um comportamento inconsistente ao longo do tempo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLOUREIRO, Luís Miguel Pinto – Driver Profile Classification. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2023. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid203594193
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17787
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjecti-DREAMS projectpt_PT
dc.subjectdriver profilept_PT
dc.subjectpay-as-you-behavept_PT
dc.subjectdriving datasetpt_PT
dc.subjectfeature engineeringpt_PT
dc.subjectmachine learningpt_PT
dc.subjectunsupervised learningpt_PT
dc.subjectsupervised learningpt_PT
dc.subjectclusteringpt_PT
dc.subjectprojeto i-DREAMSpt_PT
dc.subjectperfil de conduçãopt_PT
dc.subjectconjunto de dados de conduçãopt_PT
dc.subjectextração de característicaspt_PT
dc.subjectaprendizagem automáticapt_PT
dc.subjectaprendizagem não supervisionadapt_PT
dc.subjectaprendizagem supervisionadapt_PT
dc.subjectagrupamentopt_PT
dc.titleDriver Profile Classificationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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