Repository logo
 
Publication

Música na comunidade e intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)

dc.contributor.authorMoreira, Pedro
dc.contributor.authorGama, Ana
dc.date.accessioned2023-04-12T08:51:06Z
dc.date.available2023-04-12T08:51:06Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e intervenções dos/das estudantes que frequentaram a Licenciatura em Música na Comunidade, da ESELx/ESML, no âmbito dos estágios realizados nos anos letivos 2015-2017. A partir da problematização de conceitos como Música na Comunidade ou Intervenção, procuramos situar os estágios e refletir acerca da metodologia que subjaz às intervenções realizadas pelos alunos. Neste sentido, destacamos a Metodologia de Projeto como a principal metodologia utilizada, nomeadamente nas fases de planeamento, implementação e avaliação. A análise realizada permite-nos caracterizar as intervenções ao nível dos contextos de estágio, públicos-alvo, assim como quais os objetivos e estratégias dos projetos. Neste sentido, através da análise dos dados, é possível identificar a flexibilidade desta metodologia, pensada para ir ao encontro às características de cada contexto e agindo como catalisador da energia criativa dos diferentes públicos-alvo. A pesquisa permitiu-nos concluir que as intervenções no contexto em análise estão intimamente ligadas à metodologia de projeto, refletindo as diferentes fases em que esta se estrutura, e que, no contexto dos estágios em análise, constituem uma referência metodológica central no âmbito da Música na Comunidade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article aims to analyze the practices and interventions of the Community Music Degree students from ESELx / ESML in the context of their internship during the academic years 2015-2017. Following recent theoretical discussions on concepts such as Community Music or Intervention, we seek to situate the internship interventions and reflect on the methodology used by the students. In this sense, we highlight the Project Methodology as the main used methodology, namely in the planning, implementation and evaluation phases. The analysis allows us to characterize the interventions in terms of the internship contexts, target audiences, as well as which are the objectives and strategies of the projects. Through data analysis, it is possible to identify the flexibility of this methodology, designed to meet the characteristics of each context and acting as a catalyst for the creative energy of the different target audiences. The research allowed us to conclude that the interventions in this context are closely linked to the project methodology, reflecting the different phases in which it is structured and that it constitutes a central methodological reference in the scope of Community.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37334/eras.v11i3.242pt_PT
dc.identifier.issn1647-3558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15873
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/87pt_PT
dc.subjectMúsica na comunidadept_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectMetodologia de projetopt_PT
dc.subjectCommunity musicpt_PT
dc.subjectInterventionpt_PT
dc.subjectProject methodologypt_PT
dc.titleMúsica na comunidade e intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)pt_PT
dc.title.alternativeCommunity Music and intervention: an approach to the practices of ESElx Community Music students during their internship (2015-2017)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage82pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameGama
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Moreira_Gama_2020.PDF.pdf
Size:
302.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections