Repository logo
 
Publication

Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico

dc.contributor.authorConceição, Joana
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2020-06-30T08:46:18Z
dc.date.available2020-06-30T08:46:18Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo, procuramos analisar como é que o registo no plano de figuras 3D por alunos do 1.º ano promove o seu raciocínio espacial e a sua estruturação espacial. Para isso, analisamos os registos de sete alunos em duas tarefas e as comunicações nos momentos de discussão coletiva, em sala de aula, de algumas dessas resoluções. Os dados foram recolhidos no ciclo 1 de uma investigação baseada em design. Os resultados mostram que os alunos registam as suas construções segmentando-as em diferentes partes, usando diferentes formas de registo para evidenciar relações entre essas partes, como o desenho de quadrados enviesados, na estruturação local, ou no desenho de cubos mais pequenos ou de códigos numéricos para representar diferentes camadas, no caso da estruturação global. No caso da estruturação local, por vezes, os registos apresentam erros de contagem ou de coordenação de partes perpendiculares. Esta estruturação espacial parece estar ancorada em processos de raciocínio espacial, associados a compreender e transformar, que permitem relacionar as figuras 3D com a sua representação no plano, como relacionar, reorganizar, segmentar, mudar de dimensão e localizar. A valorização da comunicação matemática, assente em diferentes suportes, permite compreender melhor as ideias dos alunos e aprofundar a sua estruturação espacial.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper, our aim is to analyze in what way do 1st graders’ drawings of 3D shapes promote their spatial reasoning as well as their spatial structuring. For that, we analyze the drawings from seven students during two tasks, as well as their communication, during collective discussions concerning those resolutions, in the classroom. Data were collected during cycle 1 of a design-based research. Results show that students draw their constructions by segmenting them into different parts, and use different types of drawings to show the relationships among those parts, like slated squares, in the case of local structuring, or drawing smaller squares inside larger squares or using numeric codes to represent different layers, in the case of global structuring. Also, in local structuring, in some cases, students’ drawings show miscounting or lack of coordination between perpendicular parts. Spatial structuring seems to be anchored in spatial reasoning processes, related to understanding and transforming, that allow establishing relationships between 3D shapes and their plane representations, like relating, rearranging, sectioning, dimension shifting and locating. By letting students use different ways of communicating, we gain a better understanding of students’ ideas and, at the same time, allow them to deepen their spatial structuring.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConceição, J., & Rodrigues, M. (2020). Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico. Quadrante, 29(1), 115-139. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/536pt_PT
dc.identifier.issn0872-3915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11966
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/536pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio espacialpt_PT
dc.subjectEstruturação espacialpt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectDiscussões coletivaspt_PT
dc.subjectSpatial reasoningpt_PT
dc.subjectSpatial structuringpt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectCollective discussionspt_PT
dc.titleProcessos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeFirst graders’ spatial reasoning processes in representing 3D shapespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameBandeira da Conceição
person.familyNameRodrigues
person.givenNameJoana Rita
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id8217-1AF2-FB96
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0002-4295-0368
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication42cdfc8b-7f79-4508-be19-9fee9882884d
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections