Repository logo
 
Publication

Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo

dc.contributor.authorGonçalves, Teresa N. R.
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.date.accessioned2020-03-09T13:50:28Z
dc.date.available2020-03-09T13:50:28Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNo presente texto procura-se contribuir para a discussão dos processos de supervisão e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da análise dos posterspôstereselaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores. Na análise retomaram-se os objectivos da formação em supervisão concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussão dos resultados destaca-sea importância atribuída ao processo supervisivo, reforçando a relevância da dimensão relacional neste processo. Menos expressivos são os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em análise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensões relativas ao conhecimento do conteúdo, do currículo, didático, pedagógico e reflexivo. A dimensão relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This paper aims at contributing for the discussions around the processes of supervision and professional knowledge, through the analysis of posters produced by the teachers involved in the first edition of the Teachers' Probation Period in Portugal. We took as a reference for our analysis the aims of the training program: the relevance of the supervision process; the centrality of reflection and the relation to professional knowledge and development. In the discussion of the findings we highlight: the importance attributed to the supervision process, stressing the relevance of the relational dimension within this process. The findings related to the centrality of reflexivity within the process are less expressive. Concerning professional knowledge we highlight the predominant use of the following dimensions: knowledge about content, curriculum, didactics, pedagogical and reflexive. Scientific knowledge is the least used.pt_PT
dc.description.abstractRESUMEN El presente texto pretende contribuir con la discusión de los procesos de supervisión y de construcción del conocimiento profesional, a partir de la presentación del análisis de los posters que los profesores participantes produjeron en la primera implementación del período probatorio en Portugal. En dicho análisis se retoman los objetivos de la formación: la importancia del proceso de supervisión, la centralidad de la reflexión y la relación con el conocimiento y desarrollo profesional. En la discusión de los resultados se destaca: la importancia atribuida a la supervisión, subrayando la relevancia de la dimensión relacional. Los resultados relacionados con la centralidad de la reflexión son menos expresivos. Con relación al conocimiento profesional se distingue el uso predominante de las dimensiones relativas al conocimiento del contenido, del currículo, del ámbito didáctico, pedagógico y reflexivo. La dimensión relativa al conocimiento científico ha sido la menos común.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, Teresa N. R., & Campos, Joana. (2012). Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 20(76), 503-524. https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000300005pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362012000300005pt_PT
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11213
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectConhecimento Profissionalpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectProfessional knowledgept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectSupervisiónpt_PT
dc.subjectConocimiento profesionalpt_PT
dc.subjectProfesorespt_PT
dc.titleAnálise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage524pt_PT
oaire.citation.issue76pt_PT
oaire.citation.startPage503pt_PT
oaire.citation.titleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume20pt_PT
person.familyNameCampos
person.givenNameJoana
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Análise de registros escritos.pdf
Size:
116.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections