Repository logo
 
Publication

Influências do contexto da educação de infância na formação do conceito da criança como aprendiz

dc.contributor.authorCruz, Maria Isabel
dc.contributor.authorNunes, Terezinha
dc.contributor.authorPretzlik, Ursula
dc.contributor.authorNabuco, Maria Emília
dc.date.accessioned2011-11-25T16:46:56Z
dc.date.available2011-11-25T16:46:56Z
dc.date.issued2004-03
dc.description.abstractOs auto-conceitos das crianças são fortemente influenciados pelos “outros significativos” nas suas vidas. No contexto institucional do Jardim-de-infância, os educadores e os pares são os “outros significativos” com quem a criança interage em situações de aprendizagem. As auto-percepções da criança enquanto aprendiz podem ser influenciadas pelo seu desempenho e pelos julgamentos dos educadores e dos colegas. O presente estudo examina até que ponto os educadores e as crianças são realistas nos seus julgamentos e diferenciam entre as competências nos domínios da linguagem, matemática e desenho. Examina ainda de que modo as auto-percepções de competência das crianças reflectem o seu desempenho e/ ou as percepções dos educadores e dos colegas. Os participantes no estudo foram 47 crianças de cinco e seis anos de idade e as suas duas educadoras. As crianças foram avaliadas por testes e medidas de auto-percepção de competência em aprendizagem geral, linguagem, matemática e dese¬nho. As educadoras ordenaram cartões com o nome das crianças, da que julgavam ser “mais competente” para a que julgavam ser “menos compe¬tente” nos quatro domínios do estudo. Os resultados demonstraram que a representação implícita de inteligência das educadoras reflecte uma visão semelhante à indicada pelo teste de aprendizagem geral. A representação das educadoras sobre a capacidade geral das crianças para aprender é mais influenciada pela linguagem da criança do que pelas suas competências em matemática ou em desenho. Os resultados sugerem que as educadoras têm alguma influência na auto-percepção da criança como aprendiz. Sugerem ainda, que o modo como a criança se vê a si própria como “artista”, bem como a sua própria competência geral, influenciam a sua auto-percepção enquanto aprendiz.por
dc.identifier.citationDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2004 Vol V Nº1 11-131por
dc.identifier.issn0874-9620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/629
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2004/8_INFLU%C3%8ANCIAS%20DO%20CONTEXTO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20DE%20INF%C3%82NCIA%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DO%20AUTO-CONCEITO%20DA%20CRIAN%C3%87A%20COMO%20APRENDIZ.pdfpor
dc.titleInfluências do contexto da educação de infância na formação do conceito da criança como aprendizpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Influências do contexto da educação de infância na formação do conceito da criança como aprendiz.pdf
Size:
372.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections