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Influências do contexto da educação de infância na formação do conceito da criança como aprendiz
dc.contributor.author | Cruz, Maria Isabel | |
dc.contributor.author | Nunes, Terezinha | |
dc.contributor.author | Pretzlik, Ursula | |
dc.contributor.author | Nabuco, Maria Emília | |
dc.date.accessioned | 2011-11-25T16:46:56Z | |
dc.date.available | 2011-11-25T16:46:56Z | |
dc.date.issued | 2004-03 | |
dc.description.abstract | Os auto-conceitos das crianças são fortemente influenciados pelos “outros significativos” nas suas vidas. No contexto institucional do Jardim-de-infância, os educadores e os pares são os “outros significativos” com quem a criança interage em situações de aprendizagem. As auto-percepções da criança enquanto aprendiz podem ser influenciadas pelo seu desempenho e pelos julgamentos dos educadores e dos colegas. O presente estudo examina até que ponto os educadores e as crianças são realistas nos seus julgamentos e diferenciam entre as competências nos domínios da linguagem, matemática e desenho. Examina ainda de que modo as auto-percepções de competência das crianças reflectem o seu desempenho e/ ou as percepções dos educadores e dos colegas. Os participantes no estudo foram 47 crianças de cinco e seis anos de idade e as suas duas educadoras. As crianças foram avaliadas por testes e medidas de auto-percepção de competência em aprendizagem geral, linguagem, matemática e dese¬nho. As educadoras ordenaram cartões com o nome das crianças, da que julgavam ser “mais competente” para a que julgavam ser “menos compe¬tente” nos quatro domínios do estudo. Os resultados demonstraram que a representação implícita de inteligência das educadoras reflecte uma visão semelhante à indicada pelo teste de aprendizagem geral. A representação das educadoras sobre a capacidade geral das crianças para aprender é mais influenciada pela linguagem da criança do que pelas suas competências em matemática ou em desenho. Os resultados sugerem que as educadoras têm alguma influência na auto-percepção da criança como aprendiz. Sugerem ainda, que o modo como a criança se vê a si própria como “artista”, bem como a sua própria competência geral, influenciam a sua auto-percepção enquanto aprendiz. | por |
dc.identifier.citation | Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2004 Vol V Nº1 11-131 | por |
dc.identifier.issn | 0874-9620 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/629 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2004/8_INFLU%C3%8ANCIAS%20DO%20CONTEXTO%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20DE%20INF%C3%82NCIA%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DO%20AUTO-CONCEITO%20DA%20CRIAN%C3%87A%20COMO%20APRENDIZ.pdf | por |
dc.title | Influências do contexto da educação de infância na formação do conceito da criança como aprendiz | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
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