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Direitos da criança na sociedade portuguesa: qual o lugar da criança?

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2012-10-11T12:45:05Z
dc.date.available2012-10-11T12:45:05Z
dc.date.issued2012-03
dc.description.abstractPodemos considerar o século XX como o século dos direitos da criança. Foi nesse século que se edificou um quadro jurídico-legal de protecção às crianças e surgiram as instituições e organizações transnacionais em prol da infância e dos seus direitos. A análise da situação da infância em Portugal caracteriza-se por um conjunto de avanços, impasses e retrocessos, desassossegos e desafios, na afirmação dos direitos da criança e na edificação de condições de bem-estar social para esta categoria social. A título de exemplo, pode-se referir que Portugal foi um dos primeiros países a aprovar uma Lei de Protecção à Infância, em 1911, a consagrar na Constituição da República de 1976, como direitos fundamentais, a infância e a ratificar a Convenção dos Direitos da Criança, em 1990. Contudo, muitos compromissos permanecem incumpridos, não porque os direitos das crianças sejam demasiado ambiciosos, inatingíveis ou tecnicamente impossíveis de promover, mas porque a agenda da infância não é ainda considerada como uma prioridade política, cultural, económica e social. Este facto é ilustrativo de uma sociedade em tensão, entre os seus discursos oficiais sobre os direitos da criança e a sua acção na área das “políticas para a infância”. A partir da análise de indicadores sociais, económicos, demográficos, legislativos, culturais e simbólicos sobre a infância e as crianças em Portugal, nas últimas décadas, após a ratificação por Portugal da Convenção dos Direitos da Criança, pretende-se identificar as tensões e as ambiguidades que trespassam na sociedade portuguesa.por
dc.identifier.citationDireitos da criança na sociedade portuguesa: qual o lugar da criança? Da Investigação às Práticas, II (1). 118 - 129.por
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1799
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherCIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Escola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_atual/118_129_Catarina.pdfpor
dc.subjectDireitos da criançapor
dc.subjectSociedade portuguesapor
dc.subjectCaracterização sociológicapor
dc.titleDireitos da criança na sociedade portuguesa: qual o lugar da criança?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspor
person.familyNameTomás
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
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