Repository logo
 
Publication

O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometria

dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.contributor.authorde Lurdes Serrazina, Maria
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2023-04-18T09:43:19Z
dc.date.available2023-04-18T09:43:19Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractContexto: O conhecimento dos professores sobre o raciocínio matemático e a forma como promovê-lo influencia a maneira como planificam e conduzem as aulas. Em geometria, implica desenvolver a visualização e a estruturação espacial. Objetivos: Este artigo aborda o conhecimento dos professores e futuros professores do ensino básico sobre os processos de raciocínio, nomeadamente a forma como os relacionam, na resolução de uma tarefa didática envolvendo geometria. Design: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa-interpretativa, adotando uma modalidade de investigação baseada em design. Ambiente e Participantes: As experiências de formação foram desenvolvidas com 31 futuros professores e 19 professores em exercício (1º ao 6º ano). Os participantes não foram selecionados pois eram as únicas turmas em formação na instituição. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados através de gravações áudio e vídeo das aulas, observação participante e registos escritos dos futuros professores. Utilizamos a análise de conteúdo dos dados recorrendo ao quadro de análise que elaborámos anteriormente sobre o conhecimento dos processos de raciocínio. Resultados: Os futuros professores identificaram o processo de generalizar, relacionando-o com processos de comparar e exemplificar. Em relação ao justificar, os participantes associaram-no à compreensão do porquê de uma relação funcionar como critério de seleção daquele processo. Já para os professores, a distinção entre justificar e generalizar pareceu ser mais difícil. Conclusões: O trabalho colaborativo em tarefas didáticas suportadas por tarefas matemáticas relevantes e episódios reais de sala de aula constituem cenários promissores para desenvolver o conhecimento de professores e futuros professores sobre o raciocínio matemático.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Background: Teachers’ knowledge of mathematical reasoning and how to foster it in pupils influence the way they plan and conduct their lessons. In geometry, it implies developing visualisation and spatial structuring. Objectives: This article addresses the knowledge of the preservice and in-service primary teachers about reasoning processes, namely the way they relate several reasoning processes, when solving a didactical task involving geometry. Design: The study reported here followed a qualitative-interpretative approach, adopting a design-based research modality. Setting and Participants: The teacher education experiments were developed with 31 preservice primary teachers and 19 in-service teachers of grades 1 to 6. The participants were not selected since they were the unique classes of pre and in-service primary teachers in the institution. Data collection and analysis: Data were collected by audio and video records of lessons, participant observation and the collection of written records of the preservice teachers. We used content analysis of the data using the framework we elaborated before concerned with knowledge of reasoning processes. Results: The preservice teachers identified the process of generalising, relating it with comparing and exemplifying processes. Regarding the process of justifying, participants used the association to the understanding of why a relationship works as a selection criterion for that process. On the contrary, the distinction between justifying and generalising appeared to be more difficult for in-service teachers. Conclusions: Collaborative work on didactical tasks that are supported by relevant mathematical tasks and real classroom episodes are promising scenarios to develop teachers’ knowledge about mathematical reasoning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrunheira, L., Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2022). O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometria. Acta Scientiae, 24(8), 567-591. [Special Issue: Geometry and mathematical education].pt_PT
dc.identifier.issn2178-7727
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15902
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProcessos de raciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectProfessores do ensino básicopt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectEstruturação espacialpt_PT
dc.subjectMathematical reasoning processespt_PT
dc.subjectPreservice primary teacherspt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectSpatial structuringpt_PT
dc.titleO conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage591pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage567pt_PT
oaire.citation.volume24pt_PT
person.familyNameBrunheira
person.familyNameSerrazina
person.familyNameRodrigues
person.givenNameLina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id55849544400
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7122-26148-1-PB.pdf
Size:
337.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections