Publication
O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometria
dc.contributor.author | Brunheira, Lina | |
dc.contributor.author | de Lurdes Serrazina, Maria | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T09:43:19Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T09:43:19Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Contexto: O conhecimento dos professores sobre o raciocínio matemático e a forma como promovê-lo influencia a maneira como planificam e conduzem as aulas. Em geometria, implica desenvolver a visualização e a estruturação espacial. Objetivos: Este artigo aborda o conhecimento dos professores e futuros professores do ensino básico sobre os processos de raciocínio, nomeadamente a forma como os relacionam, na resolução de uma tarefa didática envolvendo geometria. Design: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa-interpretativa, adotando uma modalidade de investigação baseada em design. Ambiente e Participantes: As experiências de formação foram desenvolvidas com 31 futuros professores e 19 professores em exercício (1º ao 6º ano). Os participantes não foram selecionados pois eram as únicas turmas em formação na instituição. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados através de gravações áudio e vídeo das aulas, observação participante e registos escritos dos futuros professores. Utilizamos a análise de conteúdo dos dados recorrendo ao quadro de análise que elaborámos anteriormente sobre o conhecimento dos processos de raciocínio. Resultados: Os futuros professores identificaram o processo de generalizar, relacionando-o com processos de comparar e exemplificar. Em relação ao justificar, os participantes associaram-no à compreensão do porquê de uma relação funcionar como critério de seleção daquele processo. Já para os professores, a distinção entre justificar e generalizar pareceu ser mais difícil. Conclusões: O trabalho colaborativo em tarefas didáticas suportadas por tarefas matemáticas relevantes e episódios reais de sala de aula constituem cenários promissores para desenvolver o conhecimento de professores e futuros professores sobre o raciocínio matemático. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT Background: Teachers’ knowledge of mathematical reasoning and how to foster it in pupils influence the way they plan and conduct their lessons. In geometry, it implies developing visualisation and spatial structuring. Objectives: This article addresses the knowledge of the preservice and in-service primary teachers about reasoning processes, namely the way they relate several reasoning processes, when solving a didactical task involving geometry. Design: The study reported here followed a qualitative-interpretative approach, adopting a design-based research modality. Setting and Participants: The teacher education experiments were developed with 31 preservice primary teachers and 19 in-service teachers of grades 1 to 6. The participants were not selected since they were the unique classes of pre and in-service primary teachers in the institution. Data collection and analysis: Data were collected by audio and video records of lessons, participant observation and the collection of written records of the preservice teachers. We used content analysis of the data using the framework we elaborated before concerned with knowledge of reasoning processes. Results: The preservice teachers identified the process of generalising, relating it with comparing and exemplifying processes. Regarding the process of justifying, participants used the association to the understanding of why a relationship works as a selection criterion for that process. On the contrary, the distinction between justifying and generalising appeared to be more difficult for in-service teachers. Conclusions: Collaborative work on didactical tasks that are supported by relevant mathematical tasks and real classroom episodes are promising scenarios to develop teachers’ knowledge about mathematical reasoning. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Brunheira, L., Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2022). O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometria. Acta Scientiae, 24(8), 567-591. [Special Issue: Geometry and mathematical education]. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2178-7727 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15902 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Processos de raciocínio matemático | pt_PT |
dc.subject | Professores do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.subject | Estruturação espacial | pt_PT |
dc.subject | Mathematical reasoning processes | pt_PT |
dc.subject | Preservice primary teachers | pt_PT |
dc.subject | Geometry | pt_PT |
dc.subject | Spatial structuring | pt_PT |
dc.title | O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores dos primeiros anos no contexto de uma tarefa de geometria | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 591 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 8 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 567 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 24 | pt_PT |
person.familyName | Brunheira | |
person.familyName | Serrazina | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Lina | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | 6711-F603-EFEB | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5027-1867 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1 | |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1 |