Repository logo
 
Publication

Como se posicionam os professores perante manifestações culturais com impacto na natureza. Resultados de uma investigação

dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.date.accessioned2020-03-31T09:39:30Z
dc.date.available2020-03-31T09:39:30Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO presente estudo insere-se numa investigação mais ampla que pretendeu verificar a incidência de concepções ambientalistas de teor antropocêntrico, biocêntrico e ecocêntrico em professores dos diferentes ciclos de escolaridade não superior do sistema de ensino português e que se envolvem em projectos de Educação Ambiental (EA). Para tal foram realizadas 60 entrevistas que versavam vários temas relacionados com a temática ambiental, entre os quais a diversidade cultural, a caça e a alimentação humana. Nos primeiros dois temas foi clara a incidência de formas de pensar biocêntricas (centradas na preocupação pelo bem-estar das outras espécies), embora com maior frequência nos professores dos ciclos de escolaridade generalistas (Pré-Escolar e 1º Ciclo) comparativamente aos provenientes dos organizados por disciplinas (2º e 3º Ciclos e Secundário). Todavia, a referida incidência não se manteve para o tema da alimentação humana, tendo a maioria dos inquiridos rejeitado o vegetarianismo como regime alimentar. De assinalar ainda que os temas em análise raramente são abordados pelos docentes numa perspectiva de confronto de diferentes posições acerca dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present study is part of a wider research, the aim of which was to investigate the extent to which teachers involved in Environmental Education (EE) projects at the various levels of the Portuguese schooling system supported anthropocentric, biocentric or ecocentric perspectives on the environment. To this end, 60 teachers were interviewed on a variety of issues related to the environment, including cultural diversity, hunting and human nourishment. On the first two issues, teachers came out mainly on the side of the biocentric argument (fosusing on concern with the well-being of other species), albeit more markedly at the generalist levels of schooling (pre-school and 1st Cycle) than at the specialist levels (2nd and 3rd Cycles and Secondary). However, this was not the case on the question of human nourishment, with the majority of interviewees rejecting vegetarianism as a dietary regime. It was further evident that teachers rarely approached these issues by comparing and contrasting the three above-mentioned environmental perspectives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, A. (2009) Como se posicionam os professores perante manifestações culturais com impacto na natureza. Resultados de uma investigação. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, 8(2), 648-670pt_PT
dc.identifier.eissn1579-1513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11371
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART15_Vol8_N2.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectCaçapt_PT
dc.subjectAlimentação humanapt_PT
dc.subjectPerspectivas ambientalistaspt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectHuntingpt_PT
dc.subjectHuman nutritionpt_PT
dc.subjectEnvironmental world viewspt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.titleComo se posicionam os professores perante manifestações culturais com impacto na natureza. Resultados de uma investigaçãopt_PT
dc.title.alternativeTeachers’ positions about cultural manifestations with impact in nature. Discussion of ideas with the help of researchpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage670pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage648pt_PT
oaire.citation.titleRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC)pt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART15_Vol8_N2.pdf
Size:
144.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections