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Abstract(s)
Com este trabalho pretende-se estudar a dinâmica e o controlo robusto de manobras em aviónica. Para isso são estudados diferentes modelos lineares que aproximam o modelo global da aeronave durante manobras como a descolagem, aterragem e o voo planeado.
O objectivo inicial é resolver o problema da estabilização (estabilizar o avião ao longo da trajectória de voo usando controlo robusto linear por realimentação de estado) tendo consideração restrições operacionais nas varÔveis de estado e accionamentos.
Numa segunda fase combinar os resultados obtidos em cada uma das manobras para projectar um piloto automĆ”tico capaz de garantir bom desempenho em voo planeado para diferentes sequĆŖncias de manobras (ex. aproximação Ć pista mais manobra de aterragem) usando o conceito de estabilização simultĆ¢nea, ou seja por outras palavras pretende-se aplicar apenas um controlador a vĆ”rias manobras e para isso deve ser realizada uma maquete seguindo todos os passos para se obter um menor erro e uma melhor estabilização por parte do aviĆ£o quer nas condiƧƵes de voo estĆ”veis, quer nas variadas deflecƧƵes aplicadas em todos os nĆveis do aviĆ£o. Aplicam-se as tĆ©cnicas estudadas a modelos de caƧas como o F-14 e principalmente o F-16.
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Keywords
Dinâmica Controlo