Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
229.27 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em conta o aumento do número de estruturas de apoio à primeira
infância, particularmente, a expansão da creche, a investigação tem-se debruçado
sobre as questões da qualidade. A generalidade dos estudos centra-se na
discriminação das dimensões de qualidade e, raramente, a representação dos pais
sobre a creche (e sua qualidade) tem sido alvo de estudo. Partindo do pressuposto
que a discussão sobre a qualidade da creche deve ser baseada na evidência empírica
mas também é uma construção social baseada nos valores e representações dos
seus atores, fomos ouvir os pais. Assim, quisemos conhecer: Como escolhiam a
creche do seu filho(a)? Qual o seu conceito de qualidade? Que valor atribuem às
experiências vividas pelos seus filhos ou filhas na creche? Que representação têm do
papel do profissional de educação?
Para o efeito, entrevistamos 20 pais sobre as suas Representações acerca da
Creche num estudo exploratório e qualitativo. Os entrevistados foram na maioria dos
casos mães (18 em 20) de crianças entre os 8 e os 32 meses (M = 21,65; 9 meninas,
11 meninos; 13 primogénitos).
De modo geral, o estudo revelou que os pais valorizam a creche como espaço
de promoção do desenvolvimento da criança; valorizam a dimensão afetiva do
trabalho em creche; as educadoras como profissionais qualificados de educação e
desejam uma relação estreita, aberta e respeitosa entre a creche e a família.
Description
Keywords
Representações dos pais Creche Relação escola-família