Repository logo
 
Publication

Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2014-05-05T13:36:04Z
dc.date.available2014-05-05T13:36:04Z
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractEsta comunicação insere-se no Projeto “Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos”. Começa por discutir o que se entende por flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo aditivo, discutindo depois os resultados de entrevistas individuais realizadas com quatro alunos (dois do 1.º ano e dois do 2.º ano) quando lhes foram propostas tarefas onde aqueles aspetos estavam presentes. Trata-se de um estudo exploratório cujo principal objetivo é compreender o raciocínio dos alunos quando resolvem tarefas numéricas envolvendo situações aditivas, e ainda identificar aspetos associados à flexibilidade de cálculo e ao raciocínio quantitativo. Os resultados mostram que, no caso dos alunos do 1.º ano, o seu desempenho parece estar relacionado com o seu desenvolvimento do sentido do número e com as relações que dominam. Para os alunos do 2.º ano, o raciocínio inversivo constituiu um aspeto crítico, que conseguiram mobilizar depois de superadas as dificuldades iniciais. Os resultados sugerem, ainda, que estes alunos concebem a diferença como uma relação invariante numérica.por
dc.description.abstractAbstract. This communication is part of the Project “Adaptive thinking and flexible computation: Critical issues”. It begins by discussing what is meant by flexible computation and additive quantitative reasoning, after it discusses the results of individual interviews with four pupils (two of 1st Grade and two of 2nd Grade) when tasks, where those aspects were present, were proposed to them. This is an exploratory study whose main objective is to understand students' reasoning when solving numerical tasks involving additive situations, and also identify features associated with the flexible computation and quantitative reasoning. The results show that, in the case of 1st Grade pupils, their performance appears to be related to the development of number sense and to the relationships that they dominate. For the 2nd Grade pupils, the inverse reasoning constituted a critical issue, which they could mobilize after overcoming the initial difficulties. The results also suggest that these pupils see the difference as an invariant numerical relationship.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3529
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPMpor
dc.subjectCálculo flexívelpor
dc.subjectRaciocínio quantitativo aditivopor
dc.subjectRelações numéricaspor
dc.titleCálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage279por
oaire.citation.startPage263por
oaire.citation.titleXXV Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
person.familyNameSerrazina
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id55849544400
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections