Publication
Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Laranjeira, Raquel | |
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2015-05-21T13:10:21Z | |
dc.date.available | 2015-05-21T13:10:21Z | |
dc.date.issued | 2015-03 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento lexical é condição fundamental no processo de desenvolvimento e aquisição de novos saberes, cabendo à escola, a partir dos 6 anos, a responsabilidade de potenciar o alargamento do capital lexical das crianças e promover o desenvolvimento progressivo da sua consciência lexical. Tendo presente a importância do desenvolvimento lexical nos primeiros anos do ensino básico, a investigação subjacente ao artigo que agora se apresenta teve como objetivos: (i) conhecer as conceções de professores do 1.º Ciclo sobre o ensino do léxico; (ii) caracterizar práticas docentes de professores do 1.º Ciclo no que se refere ao ensino do léxico (planificação, implementação e avaliação); (iii) relacionar conceções e práticas dos professores relativamente ao ensino do léxico. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso múltiplo envolvendo quatro turmas e respetivos professores de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da periferia de Lisboa. Como processos de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada aos professores e à observação direta em sala de aula. Os resultados dessa investigação mostram que o ensino do léxico não está arredado das práticas dos professores de 1.º ciclo, tal como não é, de todo, ignorada a importância da promoção do desenvolvimento lexical. Os professores consideram, na generalidade, que o léxico constitui um instrumento fundamental em todas as aprendizagens. É uma ferramenta imprescindível da língua, pois é através dele que acedemos ao conhecimento nos vários domínios do saber (Calaque, 2004). Do ponto de vista dos professores, o problema reside, não na forma como perspetivam o ensino do léxico, mas sim na insuficiente preparação científica e didática para desenvolver um ensino explícito do léxico, o que vai ao encontro dos resultados da descrição das práticas observadas. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-5-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4575 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, | por |
dc.subject | Léxico | por |
dc.subject | Conhecimento lexical | por |
dc.subject | Capital lexical | por |
dc.subject | Consciência lexical | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 196 | por |
oaire.citation.startPage | 184 | por |
oaire.citation.title | Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
person.familyName | Leite | |
person.familyName | Pereira | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 |