Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorLaranjeira, Raquel
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.date.accessioned2015-05-21T13:10:21Z
dc.date.available2015-05-21T13:10:21Z
dc.date.issued2015-03
dc.description.abstractO desenvolvimento lexical é condição fundamental no processo de desenvolvimento e aquisição de novos saberes, cabendo à escola, a partir dos 6 anos, a responsabilidade de potenciar o alargamento do capital lexical das crianças e promover o desenvolvimento progressivo da sua consciência lexical. Tendo presente a importância do desenvolvimento lexical nos primeiros anos do ensino básico, a investigação subjacente ao artigo que agora se apresenta teve como objetivos: (i) conhecer as conceções de professores do 1.º Ciclo sobre o ensino do léxico; (ii) caracterizar práticas docentes de professores do 1.º Ciclo no que se refere ao ensino do léxico (planificação, implementação e avaliação); (iii) relacionar conceções e práticas dos professores relativamente ao ensino do léxico. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso múltiplo envolvendo quatro turmas e respetivos professores de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da periferia de Lisboa. Como processos de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada aos professores e à observação direta em sala de aula. Os resultados dessa investigação mostram que o ensino do léxico não está arredado das práticas dos professores de 1.º ciclo, tal como não é, de todo, ignorada a importância da promoção do desenvolvimento lexical. Os professores consideram, na generalidade, que o léxico constitui um instrumento fundamental em todas as aprendizagens. É uma ferramenta imprescindível da língua, pois é através dele que acedemos ao conhecimento nos vários domínios do saber (Calaque, 2004). Do ponto de vista dos professores, o problema reside, não na forma como perspetivam o ensino do léxico, mas sim na insuficiente preparação científica e didática para desenvolver um ensino explícito do léxico, o que vai ao encontro dos resultados da descrição das práticas observadas.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4575
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,por
dc.subjectLéxicopor
dc.subjectConhecimento lexicalpor
dc.subjectCapital lexicalpor
dc.subjectConsciência lexicalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleDesenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage196por
oaire.citation.startPage184por
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
person.familyNameLeite
person.familyNamePereira
person.givenNameTeresa
person.givenNameSusana
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0002-4278-8129
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Laranjeira, Leite e Pereira.pdf
Size:
287.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections