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Plataforma de software para gestão dos doentes mentais internados em instituições do setor social no Hospital Fernando Fonseca.

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Abstract(s)

O Hospital Fernando Fonseca e uma organização que trabalha com doentes com doenças mentais os quais são enviados para Casa de Saúde de modo a serem cuidados durante 24 horas por dia. Estes pacientes podem ser enviados para as Casas de Saúde por parte do próprio HFF ou por instituições externas. Quando um paciente entra numa Casa de Saúde, o HFF ou a instituição que enviou o paciente, é responsável pelo pagamento dos cuidados diários deste paciente. Já dentro da Casa de Saúde, pode ser necessário que um paciente visite outras instituições, por exemplo hospitais. Durante este período, o HFF não pode ser cobrado pelo cuidado destes pacientes uma vez que estes não estão na Casa de Saúde. Dado que o HFF não controla estas saídas, podem ser cobrados dias nos quais o paciente não esteve na Casa de Saúde. O processo atual de referenciação de um paciente para uma Casa de Saúde, bem como a gestão do mesmo, e realizado de forma manual, através do envio de emails entre departamentos. Este processo pode ser lento e sujeito a falhas. O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo a criação de uma aplicação que facilite a comunicação entre os diferentes departamentos envolvidos no processo de internamento, bem como simplificar a criação e gestão do processo e garantir que o HFF esta a ser cobrado o valor real dos cuidados. Neste documento serão apresentadas as diferentes fases de desenvolvimento do projeto tais como o levantamento de requisitos, a criação de mock-ups para exposição de ideias, criação de modelos de base de dados, criação da aplicação, testes realizados e por fim o deployment.
Hospital Fernando Fonseca is an organization that manages patients with mental diseases sent to Care Houses that are able to take care of them for 24 hours a day. These patients can be sent to the Care Houses by the hospital itself or by other institutions. Once a patient has entered a Care House, the HFF is responsible for the payment of the daily cares of the patient. In case the patient comes from another institution, then it is the institution’s responsibility to make these payments. Once in the Care House, a patient might need to go to other institutions, such as hospitals, for other health related reasons. During these days, the care of the patients should not be billed since they are not in the Care House. This however, poses a problem because the HFF cannot track these visits since they are only managed by the Care House, which can lead to the days being billed without the knowledge of the HFF. The current process of referring a patient to a Care House and managing their internment is made manually, and the communication between the HFF and the Care Houses is made via e-mail. This makes the process slow and prone to failure. The development of this project has the goal of creating and application that will allow the different departments that take part in this process to communicate better with each other in order to simplify the process and guarantee the correct billing for the care of the patients. This document will present the different stages of the development of the project, such as defining the requirements, creating a set of mock-ups to explain the ideas to the HFF, developing the database models, creating the application, testing it and finally deploying it.

Description

Projecto final para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores.

Keywords

HFF Casa de saúde Recibo Python Django Nginx Gunicorn WSGI ASGI HFF Care house Invoice Python Django PostgreSQL Nginx Gunicorn ASGI WSGI

Citation

CANELAS, Bruno Alexandre Gomes da Silva - Plataforma de software para gestão dos doentes mentais internados em instituições do setor social no Hospital Fernando Fonseca. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado.

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