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Avaliação da capacidade e cobertura em redes ITS-G5

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Abstract(s)

A tecnologia ITS-G5 surge no âmbito dos Sistemas de Transporte Inteligentes com o propósito de aumentar a perceção dos utilizadores/veículos em relação ao ambiente rodoviário, tendo em conta o que se passa no meio envolvente, através das comunicações Vehicle-To-Everything (V2X). Esta tese tem como objetivo analisar a cobertura e a capacidade de uma rede ITS-G5. Revelando-se, deste modo, pertinente a consideração dos requisitos dos operadores rodoviários, tais como, a quantificação dos recursos a aplicar no meio rodoviário, para que as comunicações V2X sejam asseguradas em diferentes ambientes de propagação. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta de Software que permite avaliar a capacidade de transmissão e de cobertura dos nós de comunicação Road-Side-Units (RSU). O estudo realizado sobre esta ferramenta, demonstra o impacto de caraterísticas rádio, tais como, o ambiente de propagação, as perdas de sinal, as modulações usadas, serviços e protocolos considerados para este tipo de comunicações. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que a componente limitadora neste tipo de redes, ou seja, a cobertura ou a capacidade, assim como o número de RSU a implementar pelos operadores rodoviários pode variar consoante o cenário-teste em análise. Denotou-se, também, pela observação dos testes realizados, que são necessários no mínimo 2 RSU/km tanto no ambiente rural como no urbano, sendo que no ambiente rural esse número de RSU visa suportar o tráfego de dados gerado pelos nós da rede, enquanto que no ambiente urbano pretende assegurar a cobertura da rede.
ITS-G5 technology appears in the scope of Intelligent Transport Systems (ITS) with the purpose of increasing the perception of users/vehicles in relation to the road environment, taking into account what is happening in the surrounding environment, through Vehicle-To-Everything communications (V2X). This thesis aims to analyse the coverage and capacity of an ITS-G5 network. Having in mind road operator’s requirements, such: quantify the resources to be applied on the road so that V2X communications are ensured in different propagation environments. In this work a software tool was developed, allowing data transmission and coverage capacity evaluation, using Road-Side-Units (RSU) communication nodes. The study carried out on this tool, demonstrates the impact of radio characteristics such as the propagation environment, signal losses, the modulations used, services, and protocols considered for this type of communications. According to the results obtained, it was found that the limiting component in this type of networks, that is, coverage or capacity, as well as the number of RSU to be implemented by road operators, may vary depending on the test-scenario under analysis. It was also denoted, by observing the tests carried out, that a minimum of 2 RSU/km is needed in both rural and urban environments, and in the rural environment this number of RSU is intended to support the data traffic generated by the network nodes, while in the urban environment it is intended to ensure network coverage.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Área de Especialização em Telecomunicações

Keywords

ITS-G5 V2X RSU Capacidade Capacity

Citation

FERREIRA, Mário Rui da Silva – Avaliação da capacidade e cobertura em redes ITS-G5. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2021. Dissertação de Mestrado.

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Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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