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Abstract(s)
No sentido de contribuir para a optimização do programa de manutenção da frota Fokker 100 (F100) da PGA – Portugália Airline(PGA), no que se refere à sua eficácia e controlo, realizou-se um estudo que envolveu a aquisição de dados de operação e a recolha de informação (anomalias) de diversos protocolos de inspecções. Pretendeu-se ainda documentar alguns dos fluxos de trabalho,
utilizados pela divisão de Engenharia, directamente relacionados com a gestão do
programa de manutenção da frota em estudo.
Através dos dados obtidos, foi possível proceder-se à equalização dos protocolos de
inspecção do “tipo A”, reduzindo-se, em média, 12 cartas e 4 horas de trabalho por
protocolo de trabalho. Efectuou-se uma análise pormenorizada da viabilidade da
extensão de âmbito de certificação de manutenção, através do qual a PGA passará a
estar certificada pelo INAC a cumprir protocolos de inspecção do “tipo C1”1. Esta
avaliação compreendeu: agrupamentos de tarefas, listagem de ferramentas especiais e listagem de unidades e consumíveis necessários. Desenvolveu-se ainda um método para controlo automático de tarefas do programa de manutenção, que apresentam threshold (<48800 FC).
O objectivo final deste trabalho, tendo em linha de conta, para além do acima
referenciado, os escalonamentos preconizados pelo fabricante Fokker, e todas as
alterações resultantes da análise de incidentes técnicos e de fiabilidade, consistiu em propor aos responsáveis pelo Departamento de Engenharia e ao Director de
Manutenção e Engenharia uma lista de alterações ao programa de manutenção em
vigor, para sua análise e posterior submissão ao INAC para conhecimento e
aprovação.
Description
Keywords
Fokker F100 Manutenção programada PGA - Portugália Airlines Programa de Manutenção