Repository logo
 
Publication

Trajetórias profissionais de professores: casos de diplomados da ESELx

dc.contributor.authorRolo, Clara
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.date.accessioned2021-01-28T11:57:13Z
dc.date.available2021-01-28T11:57:13Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractPretendemos com esta comunicação dar conta de um estudo que temos em desenvolvimento sobre trajetórias profissionais de professores diplomados pela ESELx, desde 1991, de todos os cursos, e que têm no mínimo 5 anos de profissão. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de matriz compreensiva, alicerçado em entrevistas biográficas e materializa-se na análise de um “corpus” documental de narrativas profissionais, que nos permitem conhecer como as formas identitárias que assumem concretizam a profissionalidade docente no quotidiano das escolas em que trabalham. A conceção teórica de formas identitárias é tributária dos contributos de Dubar e Demaziére (1997), que as definem como o resultado da relação entre dois percursos de identificação profissional como uma relação entre os contextos e os percursos biográficos. Ao privilegiarmos as narrativas biográficas, estamos a dar “a voz” a atores que, no quotidiano, assumem um conjunto de conhecimentos, atitudes, valores e ações através dos quais se manifesta a profissionalidade docente nos vários campos da ação prática: o campo pedagógico, o contexto profissional e o contexto sociocultural (Sacristan, 1991, Roldão, 2005, 2007). A análise das entrevistas já realizadas até ao momento permite evidenciar um conjunto de respostas padrão comuns a todos os atores, devolvendo-nos assim um olhar retrospetivo, crítico e reflexivo, sobre a sua formação inicial. O conhecimento das trajetórias profissionais de diplomados da ESELx remete-nos para uma reflexão sobre o projeto de formação que desenvolvemos, ao mesmo tempo que acentua a necessidade de estabelecer relações consistentes com os profissionais que fazem a profissão. Recuperar este tipo de ligações é, também, reconhecer o potencial destes profissionais e das suas trajetórias como elementos catalisadores do desenvolvimento da própria instituição.pt_PT
dc.description.abstractAbstract We present a study, under development, about the professional careers of graduate teachers from ESELx, since 1991, from all courses, and who have at least 5 years of professional experience. This is a qualitative study, with a comprehensive matrix, based on biographical interviews. It is materialized in the analysis of a "corpus" of professional documentary narratives that allow us to know how the assumed identity forms concretize the teaching profession in the everyday of the schools in which they work. The theoretical design of identity forms is tributary to contributions of Dubar and Demazière (1997), who define them as the result of the relationship between two routes of professional identity, as a relation between contexts and biographies. By choosing the biographical narratives, we are giving "voice" to actors that, in everyday life, assume knowledge, attitudes, values and actions in their teaching profession which is manifested in the various fields of practical action: the educational field, the professional context and socio cultural context (Sacristan, 1991, Roland, 2005, 2007). The analysis of interviews allows us to highlight a set of standard responses common to all actors, giving us a retrospective, critical and reflective look on their initial training. The knowledge of the professional careers of graduates of ESELx leads us to reflect on the training project that we have developed which accentuates the need to establish consistent relationships with those professionals. Recovering such connections is also recognizing the potential of these professionals and their trajectories as enablers of development of the institution.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRolo, C., Loureiro, C., Gonçalves, C. (2014). Trajetórias profissionais de professores: casos de diplomados da ESELx. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 547-565). Lisboa: CIEDpt_PT
dc.identifier.isbn972-989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12722
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrajetórias profissionaispt_PT
dc.subjectEntrevista biográficapt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectProfessional trajectoriespt_PT
dc.subjectBiographical interviewpt_PT
dc.subjectTeacher professionalismpt_PT
dc.titleTrajetórias profissionais de professores: casos de diplomados da ESELxpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage565pt_PT
oaire.citation.startPage547pt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospt_PT
person.familyNameLoureiro
person.familyNameGonçalves
person.givenNameCristina
person.givenNameCarolina
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0001-7343-6444
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
551_Trajetórias profissionais de professoresatas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdf
Size:
484.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections