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Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens (2001-2010): uma síntese de teses de doutoramento

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.contributor.authorGaspar, Andreia
dc.date.accessioned2021-01-26T16:57:39Z
dc.date.available2021-01-26T16:57:39Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste trabalho integra-se numa linha de pesquisa cujo propósito é produzir sínteses do que, no domínio da avaliação das aprendizagens, se vai realizando em Portugal. A relevância de sintetizar literatura, resulta da escassez de investigações que integrem os seus resultados para construir conhecimento. Assim, sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, concluídas entre 2001 e 2010 em universidades portuguesas, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens em contextos do ensino não superior. Uma análise de literatura sobre avaliação das aprendizagens permitiu identificar alguns dos temas mais discutidos neste domínio do conhecimento (e.g. avaliação formativa e avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback; participação dos alunos) e linhas de orientação que permitissem produzir uma reflexão sistematizada sobre o conteúdo das teses e não uma mera revisão de literatura. Assim, o propósito deste trabalho foi identificar os problemas e questões selecionados pelos investigadores, as suas opções metodológicas e as suas conclusões para, a partir daí, produzir uma síntese da investigação realizada no âmbito das teses analisadas. Para cada tese foram construídas sínteses verticais e horizontais, a partir da descrição e análise de cada um dos temas referidos, e uma síntese integrada global. Foi possível elaborar conclusões tais como: a) a maioria da investigação realizada baseou-se no estudo de conceções e práticas de professores; b) foram poucas as investigações em que se observaram práticas no contexto da sala de aula; c) a maioria das teses utilizou essencialmente abordagens qualitativas na recolha e análise de dados. Os investigadores abordaram alguns dos temas identificados na literatura, com relevo para questões relacionadas com a avaliação formativa. Apesar dos progressos alcançados em relação a décadas anteriores, discutem-se fragilidades que caraterizam a produção teórica em avaliação das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Research presented in this paper is part of a broader project that aims at synthesising what has been made in Portugal in the learning assessment domain. Literature synthesis is relevant because there are few studies that integrate its results for knowledge construction. Contents of eight doctoral dissertations in the domain of learning assessment (K-12 contexts), produced in the 2001-2010 period within Portuguese universities, were synthesised. A literature analysis on learning assessment enabled one to identify some of the most discussed issues in this knowledge domain (e.g. formative and summative assessment; self and hetero assessment; feedback; student participation) as well as a set of guidelines to produce a systematic reflection on the dissertations content rather than a mere literature review. Thus, the purpose of this research was to identify problems and questions selected by the researchers, their methodological options and conclusions, in order to produce a synthesis of research developed within the selected dissertations. For each one of the dissertations a set of both vertical and horizontal syntheses was produced based upon the description and analysis performed for each one of the above mentioned issues. A global, integerated, synthesis was also performed. The synthesis enabled conclusions such as: a) most of the dissertations dealt with teacher beliefs and teacher practices; b) very few investigations made use of observations in the classroom context; c) most of the research studies were qualitative in nature. Also, one could notice that researchers dealt with one or more of the most discussed issues in the literature, particularly those related to formative assessment. Although there are clear improvements concerning precedent decades, some weaknesses concerning theoretical construction on the learning assessment domain were analysed and discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, C., Cruz, F., Coelho, M., Fragoso, M. (2014). Compreensão na Leitura e Resolução de Problemas de Matemática. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 399-414). Lisboa: CIEDpt_PT
dc.identifier.isbn972-989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12705
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação das Aprendizagenspt_PT
dc.subjectSíntese de investigaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectLearning assessmentpt_PT
dc.subjectResearch synthesispt_PT
dc.subjectFormative assessmentpt_PT
dc.titleDez anos de investigação em avaliação das aprendizagens (2001-2010): uma síntese de teses de doutoramentopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage414pt_PT
oaire.citation.startPage399pt_PT
oaire.citation.titleATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos 399pt_PT
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