Repository logo
 
Publication

"Funil" ou "Funiu"?: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento do conhecimento de padrões ortográficos de natureza morfossintática em português brasileiro

dc.contributor.authorMartins, Cláudia Cardoso
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela Teixeira
dc.date.accessioned2019-04-09T11:22:02Z
dc.date.available2019-04-09T11:22:02Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo examinou o desenvolvimento do conhecimento de padrões morfofônicos em português brasileiro. Crianças matriculadas em classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas a escrever dois grupos de palavras com correspondências fonema/grafema inconsistentes: palavras com correspondências condicionadas pela morfossintaxe (e.g., /iw/ no final de palavras oxítonas é representado pelo grafema IU se a palavra é um verbo, mas pelo grafema IL se a palavra é um substantivo), e palavras com correspondências fonema-grafema incondicionadas (e.g., /ʃ / pode ser representado por X ou CH). Somente a partir do 4o ano do ensino fundamental as crianças mostraram uma clara vantagem para as palavras do primeiro grupo em relação àquelas do segundo, sugerindo que o desenvolvimento da sensibilidade a padrões ortográficos morfofônicos procede vagarosamente em português brasileiro.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This study examined the development of children’s knowledge of morphophonic orthographic patterns in Brazilian Portuguese. Second to fifth grade children were asked to spell two groups of words with inconsistent phoneme/grapheme correspondences: words in which the correspondences are determined by morphophonic patterns (e.g., /iw/ at the end of oxytone words is represented by IU if the word is a verb, but by IL if the word is a noun), and words with correspondences that are not constrained by morphophonic nor grafophonic patterns (e.g., /ʃ/ can be represented by either X or CH). Only the fourth and fifth grade children showed a clear difference favoring the words from the first group over those from the second, suggesting that the development of children’s knowledge of morphophonic patterns is a protracted process in Brazilian Portuguese.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Cet article porte sur le développement des connaissances des règles morpho-phonologiques en portugais du Brésil. Les sujets sont des enfants inscrits dans des classes de 2ème à 5ème année de primaire. Ils ont été invités à écrire deux groupes de mots aux correspondances phonème/ graphème inconsistantes: correspondances contraintes par la morphosyntaxe (e.g., /iw/ à la fin des mots oxytons est représenté par les graphèmes <iu>, s’il s’agit d’une forme verbale, mais avec <il>, si le mot est un nom) et des mots où les correspondances phonème-graphème ne sont pas conditionnées (par exemple, / ʃ / peut être représenté par <x> ou <ch>. Seulement à partir de la 4ème année, les élèves ont montré un clair avantage pour les mots du premier groupe par rapport à ceux du deuxième. Cela suggère que le développement de la sensibilité aux patrons orthographiques de base morpho-phonologique se réalise lentement en portugais du Brésil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso-Martisn, C., Gonçalves, D., (2017) "Funil" ou "Funiu"?: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento do conhecimento de padrões ortográficos de natureza morfossintática em português brasileiro, Da Investigação às Práticas, 7(3), 41 - 60.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i3.138pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9841
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/138pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectRegularidades morfofônicaspt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectPortuguês brasileiropt_PT
dc.subjectOrthography knowledgept_PT
dc.subjectMorphophonic regularitiespt_PT
dc.subjectSpellingpt_PT
dc.subjectBrazilian portuguesept_PT
dc.subjectConnaissance orthographiquept_PT
dc.subjectRégularités morpho-phonologiquespt_PT
dc.subjectÉcriturept_PT
dc.subjectPortugais du Brésilpt_PT
dc.title"Funil" ou "Funiu"?: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento do conhecimento de padrões ortográficos de natureza morfossintática em português brasileiropt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
138-555-2-PB (1).pdf
Size:
372.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections