Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
40.99 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The purpose of this report is to describe the whole process that led to the final product obtained, which is the e-commerce mobile application and the recommendation system of products based on images.
The methodologies used in this project are divided into two important key factors. The first one is the impact of software architecture and how it can be applied to explore components like infrastructure needed, technologies, and programming languages. The second one is the importance of the recommendation system in an e-commerce application and how it might en hance the user experience of the application.
The software architecture has the objective of creating the whole system from the ground up, utilizing the software engineering principles. The main objective of software engineering should be to develop a system as simple as possible with minimal entropy possible. To achieve this, it is necessary to create the software architecture to use it as a guideline to build the project and also to expand it in the future. This was achieved through the requirement specification, logical and detailed architecture using a top down approach.Despite the time-consuming nature of creating the architecture and its diagrams, in the long run, it helps to reduce the entropy of the system facilitating the development of good quality code with a good organization.
The recommendations system proposed is based on searching for similar
images. The user uploads one or more images, then the system will use deep learning using a multi class classifier and a distance metric. To evaluate the quality of the system several tests were conducted, obtaining a MAP of 0.897. However, this methodology has some key limitations related to the images themselves. For example, if a user wants a red item but the image has poor illumination or the photo is taken at a bad angle, it might affect the search results.
O objetivo deste documento é descrever todo o processo que levou ao produto final obtido. Este produto é uma aplicação móvel de comercio eletrónico com um sistema de recomendação baseado em imagens. As metodologias utilizadas neste projeto estão divididas em dois importantes fatores. O primeiro é o impacto da arquitetura de software e como ela pode ser aplicada para explorar componentes como infraestrutura necessária, tenologias e linguagens de programação. O segundo fator é o sistema de recomendação numa aplicação de comércio eletrónico e como ele pode ajudar a aumentar a experiência do utilizador. A arquitetura de software tem o objetivo de criar um sistema inteiro de início ao fim, utilizando os princípios da engenharia de software. O objetivo principal deve ser desenvolver um sistema o mais simples possível com o mínimo de entropia possível. Para isso é necessário criar uma arquitetura de software para utilizar como guia para construir o projeto e também expandi-lo no futuro. Isto foi alcançado através da especificação de requisitos e arquiteturas lógica e detalhada utilizando uma abordagem top down. Apesar da natureza demorada da criação da arquitetura e os seus diagramas, a longo prazo ela irá ajudar a reduzir a entropia do sistema facilitando o desenvolvimento de código de grande qualidade e com uma boa organização. O sistema de recomendação proposto é baseado na procura de imagens similares. O utilizador submete uma ou mais imagens, de seguida o sistema utiliza aprendizagem profunda através de um classificador multi classe e uma métrica de distância. Para avaliar a qualidade do sistema foram feitos diversos testes, obtendo no final um MAP de 0,897. Contudo, esta metodologia possui algumas limitações relacionadas com as próprias imagens. Por exemplo, se um utilizador quer um produto vermelho, mas a imagem tem uma má iluminação ou a foto foi tirada num mau ˆangulo, o sistema pode apresentar maus resultados.
O objetivo deste documento é descrever todo o processo que levou ao produto final obtido. Este produto é uma aplicação móvel de comercio eletrónico com um sistema de recomendação baseado em imagens. As metodologias utilizadas neste projeto estão divididas em dois importantes fatores. O primeiro é o impacto da arquitetura de software e como ela pode ser aplicada para explorar componentes como infraestrutura necessária, tenologias e linguagens de programação. O segundo fator é o sistema de recomendação numa aplicação de comércio eletrónico e como ele pode ajudar a aumentar a experiência do utilizador. A arquitetura de software tem o objetivo de criar um sistema inteiro de início ao fim, utilizando os princípios da engenharia de software. O objetivo principal deve ser desenvolver um sistema o mais simples possível com o mínimo de entropia possível. Para isso é necessário criar uma arquitetura de software para utilizar como guia para construir o projeto e também expandi-lo no futuro. Isto foi alcançado através da especificação de requisitos e arquiteturas lógica e detalhada utilizando uma abordagem top down. Apesar da natureza demorada da criação da arquitetura e os seus diagramas, a longo prazo ela irá ajudar a reduzir a entropia do sistema facilitando o desenvolvimento de código de grande qualidade e com uma boa organização. O sistema de recomendação proposto é baseado na procura de imagens similares. O utilizador submete uma ou mais imagens, de seguida o sistema utiliza aprendizagem profunda através de um classificador multi classe e uma métrica de distância. Para avaliar a qualidade do sistema foram feitos diversos testes, obtendo no final um MAP de 0,897. Contudo, esta metodologia possui algumas limitações relacionadas com as próprias imagens. Por exemplo, se um utilizador quer um produto vermelho, mas a imagem tem uma má iluminação ou a foto foi tirada num mau ˆangulo, o sistema pode apresentar maus resultados.
Description
Mestrado em Engenharia Informática e Multimédia
Keywords
e-commerce mobile application software architecture image recognition
Citation
TÁVORA, Miguel – Mobile platform for selling used items with recommendations and an image-based system for recognizing similar items. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2024. Dissertação de Mestrado.
Publisher
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa