Repository logo
 
Publication

Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2022-07-11T14:34:54Z
dc.date.available2022-07-11T14:34:54Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNo século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã. Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa. Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In the century following the seminal works of Kilpatrick (1918) and Freinet (1976), pedagogical actions in dialogue with the concepts of 'project work' and 'school newspaper' remain fundamental. From this perspective, this paper presents the results of a research based on the following question: What opinions do 2nd cycle of basic education students have about the experience of creating a school newspaper? An experience that involved two classes of 5th grade and one of 6th grade, in the school year 2020/21, in a private Portuguese school. As main results we highlight, on the one hand, the consensual recognition of 'project-based teaching' as a relevant practice for students' learning and, also, for the development of social interaction skills; and, on the other hand, the justified acknowledgment of the potential of such curricular option in the promotion of children and young people's autonomy and self-determination.pt_PT
dc.description.abstractResumen En el siglo siguiente a los trabajos seminales de Kilpatrick (1918) y Freinet (1976), las acciones pedagógicas que dialogan con los conceptos de ‘trabajo por proyectos’ y ‘periódico escolar’ siguen siendo fundamentales. Desde esta perspectiva, este artículo presenta los resultados de una investigación basada en la siguiente pregunta: ¿Qué opiniones tienen los alumnos de 2º ciclo de enseñanza básica sobre la experiencia de crear un periódico escolar? Una experiencia que implicó a dos clases de 5º y una de 6º, en el curso escolar 2020/21, en un colegio privado portugués. Como principales resultados destacamos, por un lado, el reconocimiento consensuado de la "enseñanza por proyectos" como una práctica relevante para el aprendizaje de los alumnos y, también, para el desarrollo de las competencias de interacción social; y, por otro lado, el reconocimiento justificado del potencial de dicha opción curricular en la promoción de la autonomía y autodeterminación de los niños y jóvenes.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Dans le siècle qui suit les travaux précurseurs de Kilpatrick (1918) et Freinet (1976), les actions pédagogiques qui dialoguent avec les concepts de ‘travail sur projet’ et de ‘journal scolaire’ restent fondamentales. Dans cette perspective, cet article présente les résultats d'une recherche basée sur la question suivante: quelles sont les opinions des élèves du 2e cycle de l'école primaire sur l'expérience de la création d'un journal scolaire ? Une expérience qui a concerné deux classes de 5e et une de 6e, au cours de l'année scolaire 2020/21, dans une école privée portugaise. Comme principaux résultats, nous soulignons, d'une part, la reconnaissance consensuelle de "l'enseignement par projet" comme une pratique pertinente pour l'apprentissage des élèves et, également, pour le développement des compétences d'interaction sociale ; et, d'autre part, la reconnaissance justifiée du potentiel de cette option curriculaire dans la promotion de l'autonomie et de l'autodétermination des enfants et des jeunes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A. I., & Duarte, P. (2022). Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 253–280. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14822
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/310pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJornal escolarpt_PT
dc.subjectTrabalho por projetopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectSchool newspaperpt_PT
dc.subjectProject workpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectPeriódico escolarpt_PT
dc.subjectProyecto de trabajopt_PT
dc.subjectCiudadaníapt_PT
dc.subjectJournal scolairept_PT
dc.subjectTravail de projetpt_PT
dc.subjectCitoyennetépt_PT
dc.titleSala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadãpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage280pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage253pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione55463bb-064e-4883-a812-8c5b21c91a76
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye55463bb-064e-4883-a812-8c5b21c91a76

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
310.pdf
Size:
347.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections