Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
Desafios da Avaliação no Ensino Superior: um exame dos discursos presentes em periódicos educacionais brasileiros (2000-2010)
Publication . Moraes, Dislane Zerbinatti; Gallego, Rita de Cassia; Silva, Vivian Batista da
A comunicação aqui proposta visa a apresentar os dados da produção científica sobre
o tema da avaliação no Ensino Superior, publicada em periódicos brasileiros no
período de 2000 a 2010, como fruto dos dados da pesquisa que integra o Projeto de
Pesquisa Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil:
Realidades e Perspectivas (PTDC/CPE-CED/114318/2009), vinculado à Universidade de
Lisboa, sob a coordenação geral do professor Domingos Fernandes. Participam do
Projeto quatro universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, Universidade de
Coimbra, Universidade do Minho e Universidade de Évora) e três brasileiras
(Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Estado do Pará – UEPA, e
Universidade da Amazônia – UNAMA). Discute-se nesta oportunidade como essa
temática se constitui pauta entre os especialistas da área, ou seja, entre os
pesquisadores que, na maior parte das vezes, são professores universitários. Quando
se começa a pensar sobre as questões de avaliação no ensino superior? O que
diferencia as discussões mais amplas sobre a avaliação educacional daquelas que atentam especificamente para o que acontece nas universidades e faculdades? Que
preocupações estão presentes nos estudos sobre avaliação no ensino superior? Que
práticas são criticadas? Que práticas se quer inspirar? Quais os principais desafios
enfrentados? Para responder questões como essas, selecionamos revistas
educacionais, considerando sua representatividade no meio acadêmico. Os quatro
títulos com os quais trabalhamos aproximam-se por serem publicações com vocação
para o debate acadêmico e sensibilidade quanto às demandas sociais, com ênfase nos
estudos educacionais. Um desses títulos são os Cadernos de Pesquisa. Outras revistas
pesquisadas estão voltadas à difusão da produção realizada entre os investigadores de
expressão no campo acadêmico educacional. São: Educação e Pesquisa, Avaliação:
Revista da Avaliação da Educação Superior e Revista Brasileira de Educação.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/CPE-CED/114318/2009