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- A colaboração de bibliotecários em projetos de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literaturaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelIntrodução: Na investigação em saúde e no contexto da Ciência Aberta, os bibliotecários têm frequentemente colaborado na preparação e publicação de artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, na mediação com as tecnologias, no acesso e uso da informação digital, na seleção da literatura relevante, na avaliação da qualidade da informação e na classificação das evidências. Objetivo: Identificar estudos, através de uma revisão da literatura, sobre a colaboração do bibliotecário académico enquanto parceiro de investigação na área da saúde. Método: Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus, Web of Science e LISTA, sem recortes temporais ou linguísticos, que relatasse estudos em que o bibliotecário tivesse colaborado como mais um elemento da equipa interdisciplinar de investigação. Desenvolveu-se uma revisão da literatura com os estudos selecionados. Resultados: Os estudos selecionados apresentam maioritariamente relatos e reflexões acerca da participação de bibliotecários em equipas de investigação em saúde. São estudos que decorreram no Canadá, nos Estados Unidos, em Espanha, no Reino Unido e no Irão. Identificam algumas das profissões presentes nas equipas interdisciplinares (fisioterapeutas, enfermeiros, oncologistas, nutricionistas, neurologistas, peritos em ética médica e bibliotecários da saúde). A maioria dos estudos documenta o contributo dos bibliotecários na estratégia das pesquisas em bases de dados, na mediação tecnológica, na conceção da metodologia, na redação dos critérios de inclusão e de exclusão na elaboração de revisões sistemáticas, na redação e revisão do manuscrito final, na identificação de ferramentas de avaliação da qualidade da informação e na apresentação dos resultados. É também referida a forma como os bibliotecários académicos colaboraram nas equipas de investigação, se tinham alguma formação sobre metodologias de investigação, quais tinham sido as suas funções específicas no desenvolvimento dos projetos, o benefício da parceria, a sua motivação, o que tinham aprendido e como era o seu trabalho percebido pelos seus colegas e pela instituição. Os estudos evidenciaram a visão dos investigadores, que destacaram o importante papel dos bibliotecários em projetos de medicina baseada em evidências, em revisões sistemáticas e meta-análises. Estes resultados convergem com os documentos emanados de organismos como o Canadian Institutes of Health Research ou a Cochrane for Systematic Reviews of Interventions, que recomendam que as equipas de investigação trabalhem com bibliotecários na síntese do conhecimento e no desenvolvimento de revisões sistemáticas. Os estudos apontaram ainda para a crença de que o envolvimento dos bibliotecários na investigação interdisciplinar é uma atividade enquadrada, mas também necessária, na própria profissão do bibliotecário. Conclusões: A revisão da literatura demonstra que, mercê da experiência profissional, o bibliotecário pode colaborar com as equipas de investigação em cada etapa do processo, numa parceria colaborativa bem-sucedida e como um membro central da equipa, não como um membro periférico. Os estudos selecionados recomendam que os investigadores compreendam e valorizem o contributo do bibliotecário, no espírito da colaboração e da mais-valia às equipas interdisciplinares de investigação em saúde. É também recomendado que os bibliotecários promovam ativamente o seu valor junto das equipas de investigação na área da saúde.
- Perceções dos investigadores sobre as competências do bibliotecário da saúde: um estudo qualitativoPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelNa área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
- A colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literaturaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelA biblioteca académica é, por excelência e inerência, o espaço onde a informação é organizada, avaliada e disseminada. E, desde sempre, as instituições do ensino superior percecionaram as suas bibliotecas como núcleos de apoio nos processos de ensino-aprendizagem. Neste sentido, ao longo dos anos, e para além das suas funções tradicionais, o bibliotecário adaptou e reconceptualizou os seus conhecimentos, competências e papéis no contexto da missão institucional. A biblioteca académica serve, então, dois propósitos complementares: o apoio curricular institucional e o apoio à investigação de professores e estudantes, refletindo as necessidades em constante mudança dos seus utilizadores. Colocar o bibliotecário fisicamente no fluxo dos processos de ensino e de investigação tem sido uma tendência. No apoio direto aos investigadores, o bibliotecário tem acompanhado o desenvolvimento de percursos alternativos de divulgação da investigação através de repositórios institucionais e de apoio à publicação em acesso aberto.