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  • Competências digitais: a utilização eficiente dos recursos
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula
    A Internet e o Google são parte integrante do percurso académico dos estudantes do ensino superior que privilegiam a rapidez de acesso em detrimento da eficiência e credibilidade da informação. A pesquisa em bases de dados pode afigurar-se, por vezes, complexa o que leva a que os estudantes, na maioria dos casos, recorram à pesquisa em motores de busca. Na área da saúde existem inúmeros recursos disponíveis, mas os estudantes nem sempre os conhecem e, noutros casos, não sabem como utilizá-los de forma eficaz. Através de um questionário avaliaram-se as competências digitais dos estudantes finalistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Da análise dos resultados concluiu-se que a aprendizagem de competências digitais tem um impacto positivo na confiança dos estudantes e que é fundamental que estes estudantes, futuramente profissionais de saúde, saibam usar de forma eficaz, eficiente e ética a informação. Evidencia-se, ainda, o reforço do papel dos bibliotecários como elementos da equipa de aprendizagem.
  • O projeto de literacia da informação numa biblioteca da saúde: o caso da Biblioteca da ESTeSL
    Publication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Antunes, Maria Da Luz
    Introdução – Ao aumento exponencial de informação, sobretudo a científica, não corresponde obrigatoriamente a melhoria de qualidade na pesquisa e no uso da mesma. O conceito de literacia da informação ganha pertinência e destaque, na medida em que abarca competências que permitem reconhecer quando é necessária a informação e de atuar de forma eficiente e efetiva na sua obtenção e utilização. A biblioteca académica assume, neste contexto, o papel de parceiro privilegiado, preparando o momento em que o estudante se sente capaz de produzir e registar novo conhecimento através da escrita. Objectivo – A Biblioteca da ESTeSL reestruturou as sessões desenvolvidas desde o ano lectivo 2002/2003 e deu início a um projecto mais formal denominado «Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz». Objectivos: a) promover a melhoria da qualidade dos trabalhos académicos e científicos; b) contribuir para a diminuição do risco de plágio; c) aumentar a confiança dos estudantes nas suas capacidades de utilização dos recursos de informação; d) incentivar uma participação mais ativa em sala de aulas; e) colaborar para a integração dos conteúdos pedagógicos e das várias fontes de informação. Método – Dinamizaram-se várias sessões de formação de curta duração, versando diferentes temas associados à literacia de informação, designadamente: 1) Pesquisa de informação com sessões dedicadas à MEDLINE, RCAAP, SciELO, B-ON e Scopus; 2) Factor de impacto das revistas científicas: Journal Citation Reports e SciMAGO; 3) Como fazer um resumo científico?; 4) Como estruturar o trabalho científico?; 5) Como fazer uma apresentação oral?; 6) Como evitar o plágio?; 7) Referenciação bibliográfica usando a norma de Vancouver; 8) Utilização de gestores de referências bibliográficas: ZOTERO (primeira abordagem para os estudantes de 1º ano de licenciatura) e a gestão de referências e rede académica de informação com o MENDELEY (direcionado para estudantes finalistas, mestrandos, docentes e investigadores). O projecto foi apresentado à comunidade académica no site da ESTeSL; cada sessão foi divulgada individualmente no site e por email. Em 2015, a divulgação investiu na nova página da Biblioteca (https://estesl.biblio.ipl.pt/), que alojava informações e recursos abordados nas formações. As inscrições eram feitas por email, sem custos associados ou limite mínimo ou máximo de sessões para participar. Resultados – Em 2014 registaram-se 87 inscrições. Constatou-se a presença de, pelo menos, um participante em cada sessão de formação. Em 2015, o total de inscrições foi de 190. Foram reagendadas novas sessões a pedido dos estudantes cujos horários não eram compatíveis com os inicialmente agendados. Foram então organizados dois dias de formação seguida (cerca de 4h em cada dia) com conteúdos selecionados pelos estudantes. Registou-se, nestas sessões, a presença contante de cerca de 30 estudantes em sala. No total, as sessões da literacia da informação contaram com estudantes de licenciatura de todos os anos, estudantes de mestrado, docentes e investigadores (internos e externos à ESTeSL). Conclusões – Constata-se a necessidade de introdução de novos conteúdos no projeto de literacia da informação. O tempo, os conteúdos e o interesse demonstrado por aqueles que dele usufruíram evidenciam que este é um projeto que está a ganhar o seu espaço na comunidade da ESTeSL e que a literacia da informação contribui de forma efetiva para a construção e para a produção de conhecimento no meio académico.
  • Contributo científico e artístico do Instituto Politécnico de Lisboa para o acesso aberto: o que temos e o que queremos
    Publication . Lavado, Ana; Lopes, Anabela Teixeira; Piedade, Fátima; Rodrigues, Lília Ramos; Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, Rui
    Missão do Repositório Científico do IPL: divulgar a produção científica e artística da comunidade académica do Instituto Politécnico de Lisboa, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação. O Repositório contém informação nas áreas da contabilidade e administração, das engenharias, da música, da dança, do teatro e cinema, das ciências da educação, das tecnologias da saúde e ainda das ciências da comunicação. O que queremos? Partilhar, melhorar e inovar a investigação científica e artística produzida pelo IPL, aprovar a política mandatória do IPL, fazer parcerias com grupos de investigação, compatibilizar com diretrizes OpenAire, dar consultoria na gestão da informação, informar sobre investigação científica e artística, promover a mobilidade de bibliotecários e avaliar as possibilidades do Repositório para estudos de caso.
  • Retrato da produção científica dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em ciências da saúde: um estudo bibliométrico
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula
    Introdução – O presente estudo analisa a produção científica na área da saúde num conjunto de países que têm em comum uma história e uma língua, a portuguesa, mas essencialmente objetivos de desenvolvimento mútuos, baseados na cooperação e amizade. O objetivo do estudo é caracterizar a investigação desenvolvida pelos Estados-membros da CPLP, tendo por base a produção científica realizada na área da saúde e que se encontra indexada nas bases de dados Scopus e Web of Science. Método – A informação recolhida foi organizada e analisada recorrendo a um conjunto de variáveis bibliométricas: i) totais da produção científica; ii) áreas de investigação; iii) tipologia de estudos; iv) revistas selecionadas; v) produtividade dos autores; vi) afiliação institucional dos autores; vii) parcerias internacionais; viii) agências de financiamento; e ix) idioma de publicação. Resultados – Os resultados são de grandeza diversa. A investigação em saúde representa em alguns países metade ou mais da produção científica indexada. Existe uma predominância dos artigos, publicados maioritariamente em revistas de quartil 1, seguidos dos meeting abstract e dos artigos de revisão. A afiliação institucional aponta para o predomínio absoluto das universidades brasileiras na produção científica, bem como universidades e hospitais portugueses. Demonstra-se a proximidade geográfica de cada Estado-membro aquando do estabelecimento de parcerias institucionais. O financiamento da investigação é assegurado por fundações e institutos de ciência de diversos países, pela Comissão Europeia e pelos Ministérios da Saúde. O inglês é o idioma de publicação com mais destaque, logo seguido do português. Discussão – A análise procura demonstrar como a investigação na área da saúde tem sido encarada em cada país em particular, beneficiando a comunidade científica do empenho particular dos investigadores destes países. Estudos locais sobre saúde beneficiam o conhecimento mais aprofundado relativo a populações, intervenções e resultados, sendo possível extrair novo conhecimento científico e novas formas de comparabilidade – impacto diretamente relacionável com a criação de políticas públicas e intervenções mais ajustadas na área da saúde. Conclusões – Este estudo permite a realização de uma imagem gráfica da produção científica dos Estados-membros da CPLP na área da saúde. São desenhadas algumas linhas de atuação para o futuro: uma análise agregadora de áreas científicas e de mais recursos de informação, um observatório de produção científica da CPLP e o convite a mais estudos bibliométricos.
  • A internacionalidade de quem não publica em inglês
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula
    Os investigadores sentem grande pressão em mostrar trabalho e em publicar, em especial, nas últimas décadas. Muito provavelmente esta situação não se alterará, na medida em que os processos de avaliação do trabalho científico e académico, inicialmente muito confinados às ciências naturais, abrangem cada vez mais todas as disciplinas. Desde meados do séc. XX que os resultados da investigação privilegiam a comunicação em formato de artigo científico devido à rapidez e à facilidade de publicação e de recuperação da informação (bases de dados, plataformas científicas, repositórios e, mais recentemente, redes sociais), revolucionando o tradicional ecossistema de comunicação científica. Como nas últimas décadas se desenvolveram novos meios de difusão, também o conceito de internacionalidade das revistas científicas adquiriu outra importância e tem sido usado como um indicador da sua qualidade.
  • A saúde fora de portas: o projeto de literacia da informação da ESTeSL
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula
    Introdução – A pesquisa de informação realizada pelos estudantes de ensino superior em recursos eletrónicos não corresponde necessariamente ao domínio de competências de pesquisa, análise, avaliação, seleção e bom uso da informação recuperada. O conceito de literacia da informação ganha pertinência e destaque, na medida em que abarca competências que permitem reconhecer quando é necessária a informação e de atuar de forma eficiente e efetiva na sua obtenção e utilização. Objetivo – A meta da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) foi a formação em competências de literacia da informação, fora da ESTeSL, de estudantes, professores e investigadores. Métodos – A formação foi integrada em projetos nacionais e internacionais, dependendo dos públicos-alvo, das temáticas, dos conteúdos, da carga horária e da solicitação da instituição parceira. A Fundação Calouste Gulbenkian foi o promotor financeiro privilegiado. Resultados – Decorreram várias intervenções em território nacional e internacional. Em 2010, em Angola, no Instituto Médio de Saúde do Bengo, formação de 10 bibliotecários sobre a construção e a gestão de uma biblioteca de saúde e introdução à literacia da informação (35h). Em 2014, decorrente do ERASMUS Intensive Programme, o OPTIMAX (Radiation Dose and Image Quality Optimisation in Medical Imaging) para 40 professores e estudantes de radiologia (oriundos de Portugal, Reino Unido, Noruega, Países Baixos e Suíça) sobre metodologia e pesquisa de informação na MEDLINE e na Web of Science e sobre o Mendeley, enquanto gestor de referências (4h). Os trabalhos finais deste curso foram publicados em formato de ebook (http://usir.salford.ac.uk/34439/1/Final%20complete%20version.pdf), cuja revisão editorial foi da responsabilidade dos bibliotecários. Ao longo de 2014, na Escola Superior de Educação, Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Setúbal e Faculdade de Medicina de Lisboa e, ao longo de 2015, na Universidade Aberta, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Egas Moniz, Faculdade de Letras de Lisboa e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa foram desenhados conteúdos sobre o uso do ZOTERO e do Mendeley para a gestão de referências bibliográficas e sobre uma nova forma de fazer investigação. Cada uma destas sessões (2,5h) envolveu cerca de 25 estudantes finalistas, mestrandos e professores. Em 2015, em Moçambique, no Instituto Superior de Ciências da Saúde, decorreu a formação de 5 bibliotecários e 46 estudantes e professores (70h). Os conteúdos ministrados foram: 1) gestão e organização de uma biblioteca de saúde (para bibliotecários); 2) literacia da informação: pesquisa de informação na MEDLINE, SciELO e RCAAP, gestores de referências e como evitar o plágio (para bibliotecários e estudantes finalistas de radiologia). A carga horária destinada aos estudantes incluiu a tutoria das monografias de licenciatura, em colaboração com mais duas professoras do projeto. Para 2016 está agendada formação noutras instituições de ensino superior nacionais. Perspetiva-se, ainda, formação similar em Timor-Leste, cujos conteúdos, datas e carga horária estão por agendar. Conclusões – Destas iniciativas beneficia a instituição (pela visibilidade), os bibliotecários (pelo evidenciar de competências) e os estudantes, professores e investigadores (pelo ganho de novas competências e pela autonomia adquirida). O projeto de literacia da informação da ESTeSL tem contribuído de forma efetiva para a construção e para a produção de conhecimento no meio académico, nacional e internacional, sendo a biblioteca o parceiro privilegiado nesta cultura de colaboração.
  • 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017): análise bibliométrica
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo; Carvalho-Teixeira, José
    A presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycINFO.