Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Inovação e gestão da incerteza num agrupamento de escolas da região de Lisboa: estudo de um caso pela voz do seu diretor
    Publication . Gonçalves, Ana Paula Martins; Dias, Mariana
    O sistema educativo português tem sido caraterizado por uma forte centralização, permitindo a continuidade de uma “gramática escolar” que persiste praticamente até à atualidade: agrupamento de alunos em turmas tendencialmente homogéneas, currículos uniformes; pedagogia fortemente transmissiva. Os sucessivos decretos relativos à “autonomia das escolas” e à afirmação de “lideranças fortes” não parecem ter alterado significativamente este cenário. Assim as reconfigurações organizacionais e pedagógicas ocorridas limitaram-se, em larga medida, à aplicação ou reinterpretação local de diretrizes políticas definidas com escassa participação e negociação.Apesar deste contexto algumas escolas e diretores conseguiram demarcar-se deste paradigma e iniciar processos muito relevantes de transformação organizacional e pedagógica que, nalgumas dimensões, anteciparam a própria definição de normativos legais.O nosso artigo visa, precisamente, descrever e analisar o processo de transformação de uma escola iniciado numa altura em que a autonomia da escola ainda se limitava a um conjunto restrito de experiências de contratualização com escasso desenvolvimento. A análise que nos propomos efetuar tem como base de investigação a história de vida de um diretor durante quinze anos (2003-2019), “desenhada” a partir de diferentes técnicas de pesquisa: entrevista não diretiva, análise documental do testemunho do diretor e dos relatórios de avaliação externa das escolas.Os resultados da investigação são bastante abrangentes pelo que neste artigo centraremos a nossa atenção nos seguintes aspetos: visão do diretor; natureza das principais medidas pedagógicas e organizacionais implementadas; participação dos alunos; aprendizagem e desenvolvimento organizacional.