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- A participação dos alunos na escola: um desafio à qualidade da educaçãoPublication . Dias, Mariana; Gonçalves, Ana PaulaA participação dos alunos na vida da escola faz parte da agenda política nacional desde a revolução de abril de 1974 embora a forma de legitimar essa participação tenha tido diferentes matizes ao longo do tempo: requisito indispensável ao funcionamento democrático das organizações educativas; aprendizagem de conteúdos e competências indispensáveis a uma cidadania ativa; envolvimento dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, o processo de “dar voz aos alunos” não tem tido em Portugal um processo linear, como a própria Estratégia de Educação para a Cidadania reconhece, prevalecendo um percurso em ziguezague que “não tem permitido a apropriação da visão e das boas práticas na cultura escolar, nem o envolvimento dos alunos e das alunas e de outros parceiros em atividades com a comunidade educativa local e na sociedade em geral”. Através desta comunicação pretendemos contrariar esta tendência e descrever e analisar um caso de sucesso neste domínio, em que “dar voz aos alunos” constituiu um pilar fundamental no processo de transformação de uma escola que se encontrava em situação de grande dificuldade, visível numa significativa perda de alunos e degradação da imagem junto da comunidade. A estratégia de investigação que sustenta esta apresentação é a história de vida de um diretor da região de Lisboa (2003-2019), que foi elaborada a partir de duas técnicas de investigação fundamentais: entrevista e análise documental (testemunho escrito do diretor e relatórios de avaliação externa das escolas). Através da análise desses elementos pudemos constatar que o diretor estabeleceu parcerias fortes com os alunos e outros elementos da comunidade escolar, conseguindo alterações muito significativas ao modelo escolar “tradicional”: fim das retenções, dos trabalhos de casa, dos “toques” nos intervalos, da prioridade concedida à preparação para testes e exames. Estas mudanças, foram decisivas para que a organização em análise abandonasse os últimos lugares do ranking em que se encontrava e se transformasse numa escola com forte procura por parte de alunos e famílias, com bons resultados académicos e uma forte imagem no universo académico e nos meios de comunicação social.