Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Formação contĆnua de professores de PortuguĆŖs do Ensino BĆ”sico em SĆ£o TomĆ© e PrĆncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escritaPublication . Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia LuĆsaSĆ£o TomĆ© e PrĆncipe (STP) apresenta um elevado nĆŗmero de professores sem habilitação profissional para a docĆŖncia, situação que se deve, em parte, Ć tentativa de cumprimento da meta de universalização do ensino obrigatório, definida pela UNESCO2 . Reconhecendo-se que a formação contĆnua (FC) oferece aos professores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente em contextos em que educação e formação sĆ£o consideradas alicerces estruturantes para o progresso do paĆs3 , estĆ” em curso um estudo em torno da FC, centrado no ensino e avaliação da escrita em LĆngua Portuguesa (LP), numa perspetiva de cooperação para o desenvolvimento na formação de professores. Neste Ć¢mbito, seguindo uma abordagem qualitativa em que se privilegiou a anĆ”lise documental (estudos sobre o contexto) e de conteĆŗdo (respostas a um questionĆ”rio), e com base na revisĆ£o de literatura sobre FC e ensino e avaliação da produção escrita, concebeu-se uma oficina de formação (OF) destinada a professores sĆ£o-tomenses de LP do 2.Āŗ ciclo do ensino bĆ”sico. A principal finalidade deste artigo Ć© descrever, sustentadamente, a OF, concebida com base no pressuposto de que o desenvolvimento profissional decorre da articulação entre a formação e o contexto educativo.