Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Gorgulho, Ana Rita

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Formação contĆ­nua de professores de PortuguĆŖs do Ensino BĆ”sico em SĆ£o TomĆ© e PrĆ­ncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita
    Publication . Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa
    São Tomé e Príncipe (STP) apresenta um elevado número de professores sem habilitação profissional para a docência, situação que se deve, em parte, à tentativa de cumprimento da meta de universalização do ensino obrigatório, definida pela UNESCO2 . Reconhecendo-se que a formação contínua (FC) oferece aos professores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente em contextos em que educação e formação são consideradas alicerces estruturantes para o progresso do país3 , estÔ em curso um estudo em torno da FC, centrado no ensino e avaliação da escrita em Língua Portuguesa (LP), numa perspetiva de cooperação para o desenvolvimento na formação de professores. Neste âmbito, seguindo uma abordagem qualitativa em que se privilegiou a anÔlise documental (estudos sobre o contexto) e de conteúdo (respostas a um questionÔrio), e com base na revisão de literatura sobre FC e ensino e avaliação da produção escrita, concebeu-se uma oficina de formação (OF) destinada a professores são-tomenses de LP do 2.º ciclo do ensino bÔsico. A principal finalidade deste artigo é descrever, sustentadamente, a OF, concebida com base no pressuposto de que o desenvolvimento profissional decorre da articulação entre a formação e o contexto educativo.