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  • Notas para el conocimiento de la "comunicación" en las ONG en Portugal
    Publication . Eiró-Gomes, Mafalda; Neto, César Humberto Pimentel; Silvestre, Cláudia
    In this exploratory research we aim to outline the role and importance that Portuguese non-governmental development organisations attach to the "communication" field. At first sight, considering the number of communication instruments in use, it might seem that this is a priority issue for organisations, but, in reality, this is not the case. In general, "communication" is considered instrumental and considered merely in terms of the desired discourse message in each case.
  • Investigação exploratória sobre a ´comunicação’ nas ONGD em Portugal
    Publication . Eiró-Gomes, Mafalda; Neto, César Humberto Pimentel; Silvestre, Cláudia
    Muniz Sodré (2014) inicia a sua obra mais recente reiterando a ambiguidade de um dos termos mais usados e de maior penetração em todo o nosso espaço público: o conceito de “comunicação”. Desde o início da segunda metade do século XX que o encontramos em todas as áreas disciplinares - da biologia à sociologia, da ecologia à economia ou à arquitectura - referindo uma multiplicidade de estruturas, situações ou processos. É contudo na linguagem corrente da nossa contemporaneidade que somos confrontados com o seu uso numa maior multiplicidade de situações e nas suas acepções menos conspícuas. No presente artigo, fruto não só de uma revisão da literatura como essencialmente de um trabalho de investigação empírica desenvolvido ao longo dos meses de Junho e Julho de 2016 junto das Organização Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) em Portugal, traçaremos um primeiro diagnóstico sobre as práticas comunicacionais nas referidas organizações. Do universo de 185 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Maio de 2016, e tendo sido efectuados pelo menos três tentativas de contacto telefónico e via e-mail, analisámos os seguintes aspectos de 76 organizações: a) Caracterização das organizações (missão, valores, áreas de trabalho, dimensão, …) b) Aspectos gráficos: Símbolo e logótipo c) Suportes de comunicação (quais utilizam, quando e de quem é a responsabilidade). Esta análise permite chegar a algumas conclusões sobre a realidade das ONGD no que se refere à sua comunicação, avaliar a importância da comunicação na organização e perceber se as diferenças entre as formas de comunicação das várias organizações está associada à sua área de acção ou se existe(m) outro(s) fator(es) intrínseco(s).