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- Avaliação pedagógica no ensino superiorPublication . Instituto Superior de Engenharia de LisboaO desenvolvimento do ensino superior em Portugal, enquadrado pela dinâmica da criação do Espaço Europeu do Ensino Superior e associado ao desenvolvimento do processo de avaliação que o Ministério da Educação tem em curso, suscitou a realização das 1as Jornadas Pedagógicas do ISEL, subordinadas ao tema "Avaliação Pedagógicas no Ensino Superior". Só da participação, discussão e do encontro de ideias, será possível encontrar as medidas adequadas, a uma correcta Avaliação do desempenho pedagógico, reivindicada não só pelas escolas como também pelas entidades externas com responsabilidades na avaliação dos cursos.
- Documentário: uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicasPublication . Souza, Joana; Cardoso, Adriana; Pontes, Joana; Ribeiro João; Pereira Rodrigues, Ricardo André; Pereira, SusanaO documentário, enquanto género audiovisual ancorado na realidade, pode ser perspetivado como um recurso relevante para a partilha de práticas pedagógicas e, simultaneamente, para a preservação de memória das instituições, nomeadamente daquelas cuja missão contempla a formação de professores. A possibilidade de refletir sobre práticas pedagógicas a partir de testemunhos de docentes concretos, que desenvolvem a sua ação em contextos histórico-sociais específicos, pode oferecer um contributo singular para a compreensão de fenómenos educativos. Partindo da identificação de duas lacunas (a falta de preparação dos futuros professores na área da iniciação à leitura e à escrita, cf. Leite et al., 2022; a falta de recursos audiovisuais que apresentem caminhos, testemunhos reais de docentes sobre as práticas implementadas neste domínio), uma equipa de docentes da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa lançou-se no desafio de criar um documentário que, partindo da experiência prática e pessoal de uma professora, mostra caminhos possíveis para a mobilização do saber e do saber fazer no processo de ensino da leitura e da escrita. A escolha do documentário enquanto formato a adotar prende-se com dois fatores, por um lado, a representação de histórias reais a partir de uma visão mais pessoal dotam esta abordagem de uma carga emocional que pode contribuir para uma melhor compreensão do mundo, abrindo-se assim caminho na didática (Brun, 2022); e, por outro lado, a ideia de que refletir a partir da prática artística pode, através da produção experimental e performativa, produzir conhecimento (Barrett, 2010). Para o desenvolvimento do documentário, partiu-se da definição de documentário enquanto obra em que o autor “tem a possibilidade – à semelhança dos filmes de estúdio (de ficção) – de exercer um trabalho criativo, ainda que ligado a um tom didáctico”(Penafria, 2004, p. 187) em torno de uma realidade, através da construção de uma estrutura dramática e narrativa composta por personagens, espaço da ação, tempo da ação e conflito (Penafria, 2001). A metodologia adotada foi a proposta por Rabiger (2004), que se organiza em três etapas distintas: pré-produção; produção; pós-produção. Nesta comunicação, pretende-se apresentar os princípios audiovisuais que orientaram o desenvolvimento do documentário e a sua relação com a intenção/dimensão reflexiva no ensino da leitura e da escrita. Para o efeito, será explicitada a abordagem adotada, de acordo com o sistema de classificação proposto por Nichols (2001), e serão apresentadas as opções tomadas (i) na escolha das personagens, (ii) na construção da estrutura narrativa (dimensão espaço-tempo da ação), (iii) na organização de cenas e sequências narrativas, (ii) na escolha dos dispositivos visuais adotados, (iv) na conceção da banda sonora e (v) no formato de distribuição escolhido. Este é um projeto que, a partir da articulação entre diferentes áreas do conhecimento (comunicação, arte e educação), procura promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas numa determinada área científica, sendo como tal passível de ser explorado noutros contextos e em diferentes áreas do saber.
- From art to the sustainability of coasts and seasPublication . Matias, Ana; Carrasco, A. Rita; Pinto, Bruno; Reis, JaimeSustainability is a universal goal by which human development balances social, economic, and environmental dimensions, applicable to both terrestrial and marine environments. Several authors argue that arts are valuable tools to frame and engage with current environmental issues related to sustainability, including pollution, climate change, and biodiversity loss. In this work, we ask - what is the role of art in the sustainability of coasts and seas? To address this question, we conducted a systematic literature review about how artistic practices contribute to sustainability in coastal and marine environments. We searched the two most important scientific databases of articles (Scopus and Web of Science) and retrieved 1352 articles. Several screening tasks were made to narrow the articles to 79 studies that address our research question. For each article, we identified and categorised the art form, target audience, geographical location, expected impact, and method to measure the impact. We found a variety of artworks from the four art categories (Literary, Media, Performing, and Visual) around the world, but more frequently in the US, UK, and Australia. In this review, we deal largely with the use of art in local issues, rather than at a global scale. Visual Art is the most frequent art category (~40%), comprising painting, carving, photography, comics, and architecture, amongst others. Nevertheless, there are mentions of 26 artworks from Performing Arts, 22 from Media Arts, and 16 from Literary Arts. We found that different artists address or are inspired by the same sustainability related theme, for example, the ocean’s vulnerability is portrayed in a poem and in a theatre play. Only 19 articles measured the impact of artistic activities on their audience. Engagement is a highlighted pursued impact (~40%); however, other authors also intend to promote marine conservation and restoration, management, education, and activism. Art contributions to sustainability are recurrently made through raising awareness, learning, and promoting engagement and enjoyment of artistic project participants. With this systematic review, we set the current state of knowledge on an emerging topic and argue that further research and new strategies of impact measurement are needed togain a deeper understanding of the role of art on coastal/marine sustainability.
- II jornadas tecnológicas de engenharia química - os novos desafios do séc. XXIPublication . ISEL, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa