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- Implementação de método de análise para deteção e enumeração de LegionellaPublication . Romão, Maria do Céu Patrício; Martins, Sónia; Aguiar, Ana Alegria Garcia deEste trabalho teve como objectivo a implementação e validação do método de análise de Legionella spp. e Legionella pneumophila em amostras de água, de acordo com a Norma ISO 11731:2017 – Water Quality – Enumeration of Legionella, no laboratório dos SMAS de Sintra. A elaboração deste trabalho iniciou-se por um lado pela pesquisa bibliográfica sobre a Legionella, os riscos que representa para a saúde pública e para os sistemas de abastecimento de águas e por outro lado pela pesquisa dos métodos de análise existentes. O laboratório dos SMAS de Sintra é Acreditado desde 2008, pelo que dispõe de um sistema de gestão da qualidade definido de acordo com a Norma ISO 17025:2005 - Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de Ensaio e Calibração. A implementação do método de análise foi enquadrada no sistema de gestão da qualidade do laboratório e todo o processo de validação cumpriu os requisitos da ISO 17025. Os primeiros ensaios para implementação do método foram realizados de acordo com a Norma ISO 11731:1998, no entanto com a publicação da nova Norma ISO 11731 em Maio de 2017, foi elaborado novo procedimento técnico para cumprimento das alterações impostas, nomeadamente a divisão do procedimento em quatro métodos distintos. Consoante o tipo de amostras, a concentração de microrganismos interferentes presentes e o limite de detecção pretendido, as amostras foram analisadas por método cultural directo por espalhamento, por filtração em membrana, por filtração em membrana com eluição ou as amostras foram diluídas. Para validação do método procedeu-se à análise de vários tipos de amostras de água e de diferentes matrizes e pela análise de materiais de referência, amostras em duplicado e ensaios em paralelo, elaboraram-se cartas de controlo e definiram-se critérios de precisão e de estimativa de incerteza para os vários métodos do procedimento. Com base nos resultados obtidos e no cumprimento dos requisitos definidos para implementação e validação de métodos microbiológicos foi possível implementar e validar o método de análise de Legionella spp. e Legionella pneumophila no laboratório de microbiologia dos SMAS de Sintra.
- Práticas e representações: desafios da monitorização dos comportamentos onlinePublication . Montargil, Filipe; Miranda, Sandra; Di Fátima, BrancoComo utilizamos a internet? Que atividades são mais recorrentes? Quando é realizado o acesso? Por quanto tempo permanecemos ligados? Que tipo de conteúdos são mais consumidos? A resposta para essas e outras questões, na maioria das vezes, são ofertadas por métodos de recolha de informações baseados na inquirição do utilizador, seja em contexto nacional (INE, 2016; Marktest, 2015; OberCom, 2014) ou internacional (Ibope Conecta, 2018; Pew Research Center, 2017; Nielsen, 2016). Entretanto, as estratégias metodológicas assentes na inquirição revelam fragilidades relacionadas com as práticas e representações, pesquisadas desde a década de 1930 (LaPiere, 1934), e os resultados são influenciados por um conjunto de fatores (Bryman, 2012; Bordens e Abbott, 2011). As próprias limitações da memória de curto e longo prazo para recordar eventos quotidianos (Foddy, 1996; Roberts, 1985), em entrevistas e questionários, são uma força modeladora entre o que as pessoas ‘afirmam fazer’ e ‘fazem de fato’, sobretudo em sociedades altamente dinâmicas (Castells, 2002). Desenvolver métodos e técnicas para mapear os comportamentos online é um desafio premente, numa altura que 70% dos portugueses têm acesso à internet e passam, em média, 13h por dia conectados aos vários ecrãs em rede (comScore, 2017). A proposta desta comunicação é apresentar os desafios metodológicos para elaboração de um painel virtual dos utilizadores de internet da região de Lisboa, componente empírica do Living Lab para Conteúdos e Plataformas de Media (LLCPM), projeto liderado em consórcio público-privado pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e financiado pela FCT. Durante o segundo semestre de 2018, o LLCPM desenvolveu o Bartolomeu, uma extensão do Google Chrome – browser mais popular entre os portugueses (StatCounter, 2018), capaz de monitorizar em tempo real as atividades online dos membros do painel. A monitorização está prevista para arrancar em dezembro de 2018, e deve seguir, num primeiro momento de estudo, até setembro de 2019. A amostra, ainda em formação, incorpora utilizadores do sexo feminino e masculino, com diferentes condições frente ao trabalho, estado civil, coortes geracionais, etc. Em linhas gerais, Bartolomeu – homenagem ao navegador português Bartolomeu Dias (1450-1500), porque a ciência de dados também é um chamado para se lançar ao mar informacional e explorar – conecta-se ao browser dos membros do painel e recolhe metadados, como a hora de acesso, os sites visitados, o tempo de navegação, os dispositivos empregados, etc. O interesse de análise centra-se, sobretudo, nos conteúdos acedidos e nos dispositivos utilizados (portátil, smartphones, tablets), num período caracterizado por dietas mediáticas em múltiplos ecrãs (Di Fátima e Winques, 2017; Cardoso e Lapa, 2013). Os dados apurados pelo LLCPM permitem o cruzamento com diversas fontes nacionais e internacionais, numa lógica comparativa, para validação mútua de resultados. Com uma proposta metodológica inovadora, em alinhamento entre os interesses académicos e empresariais, Bartolomeu pode ser utilizado para criar soluções em várias áreas, como estudos das audiências, estratégias de comunicação de instituições públicas, planeamento de políticas de bem-estar social, tendências de consumo no comércio eletrónico e outras. Métodos tradicionais de recolha de informações, baseados apenas na inquirição, ainda são lentes importantes para ler a realidade, mas também revelam distorções entre as práticas e representações (LaPiere, 1934; Foddy, 1996). Essas questões são particularmente relevantes do ponto de vista científico e do potencial de valorização para diferentes stakeholders, como órgãos de imprensa, agências de publicidade e instituições públicas. Se a internet é um espaço de comunicação, informação e entretenimento, mas também de negócio, prazer e socialização, mapear os comportamentos online é entender como as sociedades contemporâneas estão a ser construídas em toda as suas dimensões.