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- Ordinal sums of impartial gamesPublication . Carvalho, Alda; Neto, João; Santos, CarlosIn an ordinal sum of two combinatorial games G and H, denoted by G : H, a player may move in either G (base) or H (subordinate), with the additional constraint that any move on G completely annihilates the component H. It is well-known that the ordinal sum does not depend on the form of its subordinate, but depends on the form of its base. In this work, we analyze g(G : H) where G and H are impartial forms, observing that the g-values are related to the concept of minimum excluded value of order k. As a case study, we introduce the ruleset OAK, a generalization of GREEN HACKENBUSH. By defining the operation gin sum, it is possible to determine the literal forms of the bases in polynomial time. (C) 2017 Elsevier B.V. All rights reserved.
- Estudo do meio: a construção de uma prática integradoraPublication . Campino, Diana Patrícia Brás; Dias, AlfredoA presente dissertação de Mestrado resulta de um projeto de investigação-ação centrado na abordagem do Estudo do Meio, considerada como uma área integradora do saber no 1.º Ciclo do Ensino Básico que pode contribuir para o desenvolvimento de competências durante o processo de ensino e aprendizagem. Este projeto realizou-se numa sala de aula de 4.º ano do 1.º CEB, durante o ano letivo 2016/2017, tendo por objetivo evidenciar as competências que um professor pode mobilizar na gestão do currículo, tendo subjacente a finalidade de trabalhar as diferentes áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio de forma integrada. Neste sentido, são apresentadas evidências práticas que comprovam, justificam e fundamentam a temática central deste estudo. É apresentado o plano de atividades que foi implementado numa lógica de integração daquelas três áreas disciplinares do currículo, e, ainda, são avaliadas as aprendizagens desenvolvidas, assim como todo o processo que envolveu a participação ativa dos alunos, em particular nos momentos de reflexão. Todo o projeto de intervenção se encontra teoricamente fundamentado, apelando a um conjunto de conceitos fundamentais que decorrem da problemática definida, entre os quais se destacam os conceitos de interdisciplinaridade, integração curricular e investigação-ação. Quer pelo processo desenvolvido, quer pelas aprendizagens realizadas, o estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes transversais ao currículo do 1.º ciclo; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens, recorrendo a práticas investigativas; e, finalmente, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor que se proponha desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas de ensino.
- Envolvimento com nutrição e sua relação com interesse em informação sobre nutriçãoPublication . Tavares, Ana Teresa Serradas; Espanha, Rita; Miranda, SandraObjectivo da Investigação: Estudar o nível de envolvimento dos indivíduos com o tema da nutrição, relacionando-o com motivações subjacentes e com as campanhas de informação pública. Objectivo da comunicação: Apresentar os resultados da investigação sobre o envolvimento dos indivíduos com o tema da nutrição e sua relação com o interesse em informação sobre nutrição.