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- Dança de carácter: facilitador do desenvolvimento artístico e performativo em alunos do 5º ano de dança da Academia de Música de Vilar do ParaísoPublication . Avila, José de Jesus Lizama; Amorim, VeraEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aproximação do conhecimento artístico e performativo das danças de caráter, tradicionais e folclóricas da europa, ao ensino vocacional artístico especializado em dança do 5º ano (9 do ensino regular), da Academia de Musica de Vilar do Paraíso (AMVP). Conseguimos isto através da visualização, ensino e experimentação de coreografias. As peças selecionadas foram de estilos muito utilizados em alguns bailados clássicos. Estas peças pela sua variedade em estrutura coreográfica de roda, cadeia, par ou solo, assim como pela musicalidade e o seu conteúdo de passos diversos, têm uma carga importante para o desenvolvimento artístico, performativo e de coordenação dos alunos de dança. Sustentado pela metodologia de investigação qualitativa, apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos de recolha de dados da investigação-ação. A observação-planificação-reflexão-ação, permitiu o trabalho de preparação, inserido na aula de Dança de Caráter (DC), onde se estruturou o ensino e aprendizagem das coreografias escolhidas, a ‘Czarda’ e a ‘Tarantella’. Os dados recolhidos, permitiram constatar e concluir como positivo este estágio. Este trabalho visa mostrar a importância do estudo deste género de Dança no ensino vocacional para facilitar o potencial individual e em grupo, preparando-os para futuras coreografias de maior complexidade como as danças de caracter de reportório clássico, inseridas nos bailados que exigem um estilo próprio.
- Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marcaPublication . Moura, Maria João Ferreira; Machado, Ana TeresaAs redes sociais são uma questão emergente e contemporânea, nomeadamente o Facebook. Este é um espaço de interação entre indivíduos com necessidades e motivações sociais, de visibilidade e de reconhecimento. As mutações e a imprevisibilidade implicadas nos comportamentos consequentes surgem como ajuste aos novos espaços e contextos gerados pelo fenómeno da globalização e das tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, questionamos como o Engagement Online impactua na lealdade de marca. Esta investigação quantitativa pretendeu explanar num tom confirmatório o status quo do engagement online português. Como foco de investigação procuramos clarificar seu efeito na lealdade com a marca, tendo ou não a confiança como moderadora da relação. Neste propósito, apurámos que engagement online tem impacto sobre a lealdade nas em todas as dimensões sem confiança como moderadora destas relações.