Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelação de mercados de energia elétrica com recurso a métodos de estatística circularPublication . Freitas, Daniel Tomé de; Lagarto, João Hermínio Ninitas; Martins, Ana Alexandra Antunes FigueiredoNuma economia de mercado, o preço dos bens transacionados, está intimamente ligado, à lei da oferta e da procura. A energia elétrica tem caraterísticas que dificultam o seu de armazenamento, tornando necessária a produção simultânea com o consumo. Assim, surge a necessidade de os diversos agentes do mercado conhecerem o seu comportamento e as variáveis que o influenciam, de forma a tomar decisões corretas em cada momento. Nos mercados de energia elétrica ocorrem fenómenos que se repetem ao longo de ciclos temporais, como por exemplo situações em que o preço da energia atinge valores extremos. Neste trabalho são modelados comportamentos de mercado e estudados fatores que influenciam a hora em que ocorrem os valores máximos diários, utilizando métodos de estatística circular. Foram criados gráficos circulares, para pesquisar e identificar padrões de comportamento que ocorrem ciclicamente. Foram aplicados métodos de estatística circular descritiva, para calcular medidas de localização central e dispersão, e verificado se os dados seguem uma distribuição uniforme e Von Mises. Foram calculadas percentagens de concordância entre os preços máximos diário e dados de procura e produção de energia elétrica. Na primeira fase do trabalho, foi analisado o valor e a frequência da hora em que é atingido o preço máximoda energia elétrica, no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), no 1ºs e 3ºs trimestres entre 2007 e 2014. Na segunda fase, estudou-se o valor e a frequência da hora em que é atingida a quantidade máxima diária de procura, e de produção de energia elétrica, nas diferentes tecnologias de produção e comparou-se com os dados dos preços máximos diários. Os resultados revelam que o mercado português e espanhol funcionam integrados, com comportamentos semelhantes. A hora em que é atingido o preço máximo diário da energia elétrica no MIBEL, varia com a estação do ano, influenciada pela procura. Em Portugal as centrais a carvão posicionam-se como tecnologia de base. Os agentes com tecnologia de produção hídrica aproveitam as horas de maior procura e de preços mais elevados, para produzir energia e maximizar o lucro. O desenvolvimento deste estudo deu origem ao artigo científico Modeling of cyclic events in electricity markets using circular statistical methodsapresentado na conferência 13th European Energy Market 2016.
- Avaliação do consumo energético de uma rede de acessoPublication . Alice, Celso José Monteiro; Pinho, Pedro Renato TavaresO tráfego de internet está a crescer de forma exponencial e assim irá continuar nos próximos anos. Este crescimento é guiado por um conjunto de fatores, entre os quais está o aumento de utilizadores e o aparecimento de novos serviços e aplicações com elevados requisitos de largura de banda. A medida que o tráfego cresce, a quantidade, a capacidade, o custo e consumo energético dos equipamentos necessários para distribuir o tráfego também cresce, como resultado, a contribuição do setor das telecomunicações para consumo de energia a nível mundial aumentou consideravelmente na última década. Sendo o consumo energético um elemento importante para o OPEX (Operational Expenditure), consequentemente, em adição aos habituais cálculos de capacidade, throughput e QoS(Quality of Service), que impactuam o CAPEX (Capital Expenditure), é importante tê-lo em conta no momento de decidir que tecnologia adotar, no entanto o consumo energético ainda é geralmente ignorado no debate sobre a implementação da rede. Neste trabalho, dois modelos de avaliação do consumo energético de uma rede de acesso, que se focam no desempenho energético dos dispositivos ativos na rede de acesso,são analisados e aplicados a um conjunto de tecnologias de rede óticas atuais e futuras selecionadas para o estudo. Inicialmente os modelos são aplicados a uma rede com rácio de divisão de 1:64 e capaz de servir 16384 utilizadores. De seguida, os modelos são novamente aplicados, agora com os rácios de divisão ajustados de forma a se obter o máximo rendimento de cada tecnologia ótica. Desse modo, o consumo de energia das diversas tecnologias deredes de acesso de próxima geração é avaliado, bem como em que situações podem ser extraídos o máximo potencial das mesmas. Os cálculos são realizados através da ferramenta Matlab, num estado estático globalda rede. Depois de avaliar os resultados, são tiradas conclusões sobre as diferenças no consumo de energia. Destaca-se, portanto, o efeito sobre o consumo de energia da tecnologia e o desempenho a longo prazo bem como as diferenças entre os modelos.
- Scratch: uma atividade lúdica em famíliaPublication . Silvestre, CláudiaO interesse por atividades que estimulem a imaginação, a criatividade e a curiosidade levou-me a trabalhar com o software Scratch. O Scratch é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de crianças e jovens em diversas áreas do conhecimento, passando eles a ter um papel ativo no seu processo de aprendizagem. O que mais me cativou no Scrtatch foi o fato de promover o pensamento lógico e abstrato bem como a capacidade para a procura de soluções. Nesta apresentação irei falar da minha experiência quanto ao uso do Scratch em contexto familiar, em que o principal objetivo foi sempre criar animações lúdicas e não a consolidação de algum conteúdo programático ou o desenvolvimento de um pensamento algorítmico. No entanto, estas bem como outras competências foram sendo adquiridas ou aprimoradas ao longo de cada projeto realizado. Também irei mostrar alguns exemplos de animações feitas com e sem supervisão. E com o intuito de motivar a usar o Scratch pretendo mostrar como é fácil trabalhar com este software.