Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O valor da privacidade: o caso das audiências da Casa dos SegredosPublication . Pereira, Ana Marta de Oliveira; Neto, Pedro PereiraEste trabalho pretende refletir sobre influência dos reality shows- que se alimentam da vigilância permanente baseada nos dramas emotivos e na exposição pública da vida íntima de sujeitos anónimos- e de como essa influência poderá levantar questões relacionadas com a privacidade. Esta reflexão é feita através da compreensão dos fenómenos e contextos que viabilizaram a consagração deste novo formato de programas televisivos e da análise da perceção das audiências do reality show Casa dos Segredos. Em última análise, fornece um entendimento sobre o papel do programa na conceptualização do valor da privacidade através de uma investigação qualitativa que permitirá o acesso à informação mais relevante do ponto de vista dos indivíduos e das suas experiências. São os reality shows uma consequência da espectacularização dos média, ou do desejo de um público voyeur? Será que num contexto de afirmação de um sujeito livre e racional, onde prevalecem as vontades privadas de indivíduos “centrados em si próprios", podemos afirmar que este género de programa pode colocar em causa a dignidade humana e o direito à privacidade? Ou será o individuo capaz de controlar de forma absoluta a sua informação pessoal? Para responder a estas e outras questões, primariamente vou recorrer a teorias que, embora antagónicas, assentam em convicções comprováveis e representativas da sociedade mediática em que vivemos, complementada posteriormente com a realização e análise de entrevistas semiestruturadas a indivíduos que fazem parte da audiência do programa.
- Snapshot: tradição, criatividade e interacção num ensemble de jazzPublication . Prazeres, Gonçalo Miguel Rodrigues; Pinheiro, Ricardo; Fernandes, AndréO presente trabalho visa o meu projecto artístico que consiste na composição de um repertório e sua interpretação por um quinteto de jazz, tendo em consideração a importância que a tradição, a criatividade e a interacção têm no jazz. O desafio artístico consistiu em combinar as minhas diferentes influências musicais, criando um repertório original inserido no universo do jazz, influenciado por uma frase de Charles Mingus que define a verdadeira criatividade como o acto de tornar o complexo em algo simples. O outro ponto fulcral do projecto artístico consistiu na teoria que define a criatividade como a reorganização de diferentes elementos, de forma original e eficaz, tendo em atenção ao papel da moderação no acto criativo como forma de evitar ideias irrelevantes que não são utilizáveis. Para atingir os objectivos propostos, o repertório foi composto a partir de improvisações e explorações musicais, inspirado no conceito de play de Stephen Nachmanovitch, que considera que a criação de algo novo não é realizada pelo intelecto mas sim através exploração livre e descomprometida de vários elementos e conceitos. As músicas foram experimentadas e debatidas pelo quinteto, no decurso dos ensaios, procurando que cada músico tenha um papel activo no desenvolvimento do repertório e estimulando a sonoridade de grupo e a interacção musical. Numa primeira fase do relatório artístico enquadro teoricamente o meu projecto na tradição do jazz, abordo a importância da criatividade neste género musical e no repertório desenvolvido, e exponho a interacção entre músicos como uma característica fundamental no jazz e no trabalho que desenvolvi com os restantes músicos do quinteto. Seguidamente, explico o meu projecto artístico, nomeadamente os conceitos orientadores da composição e do desenvolvimento do repertório, e descrevo as várias músicas que constituem o projecto artístico.
- Remistura de vídeo: um estudo exploratório de diferentes estilosPublication . Sousa, Carlos Alberto Mendes Felgueiras e; Silva, Patrícia Dias daA remistura é uma técnica de expressão que consiste num processo de apropriação de fragmentos reconhecíveis para a criação de novas formas de sentido. As origens do termo remistura remontam ao início da década de 1970, na Jamaica, onde artistas musicais “desconstruíam” a música gravada por outros músicos. A partir de equipamentos analógicos, estes artistas criavam “versões” alternativas a partir das músicas originais. Embora o termo tenha origem no campo da música, as suas práticas remontam a processos de apropriação e colagem utilizadas por outros movimentos artísticos de vanguarda no início do século XX. Actualmente, o conceito de remistura parece ser ubíquo na cultura, na comunicação e na tecnologia, seguindo as lógicas de corte e colagem. No domínio audiovisual, esta prática tem verificado aplicações que vão desde o uso lúdico ao activismo político, passando por expressões pessoais de criatividade. Do ponto de vista tecnológico, o gradual crescimento da Internet de banda larga, uma maior acessibilidade a ferramentas de registo de imagem (de dimensões cada vez menores) e a disseminação de programas de edição de vídeo contribuíram para criação de subformas de expressão, ou estilos, dentro do conceito alargado do que é a remistura de vídeo. Nesta investigação exploratória abordaram-se as práticas de vidding, machinima, legendagem e dobragem de remistura aplicadas ao caso português.
- O papel do pivot na produção da notícia: estudo de caso da SICPublication . Cardoso, Ana Catarina Farinha; Santiago, DanielaEste trabalho centra-se na análise e estudo das rotinas, processos de trabalho e dificuldades dos apresentadores de noticiário, mais conhecidos por pivots. A minha vontade de analisar esta questão partiu do desconhecimento e ignorância da maior parte das pessoas que não estão ligadas aos jornalismo nem à televisão e que ainda hoje vêm estes profissionais como alguém que decora, lê e simplesmente apresenta o noticiário. Até começar o estágio na SIC, que vai ser retratado neste relatório de estágio, também me cabia a mim grande parte da ignorância que me levou a seguir em frente com este tema. A SIC foi a primeira empresa privada a criar um canal de televisão generalista no ano de 1992 em Portugal. Tem por isso muita história e faz parte da cultura portuguesa. O presente relatório de estágio refere-se à minha experiência como estagiária da SIC entre 2 de dezembro de 2013 e junho de 2014. Com esta análise pretendo responder à questão “Qual o papel ou contributo do pivot na produção da notícia” através de entrevistas feitas aos pivots dos noticiários da SIC, observação direta e análise de alinhamentos de telejornal.