Browsing by Author "Vilela, Rui Manuel Pinto"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Compositor e intérprete: interatividade no processo composicionalPublication . Vilela, Rui Manuel Pinto; Ribeiro, FranciscoEste trabalho incide sobre a análise e reflexão da relação entre compositor e intérprete, assim como das suas possíveis implicações para os intervenientes e para a obra musical. A partir da análise da bibliografia existente, é apresentada uma panorâmica geral da evolução das dinâmicas relacionais e são evidenciados alguns exemplos ilustrativos do produto da relação entre compositor e interprete em diferentes períodos da história. É ainda feito um paralelismo da temática aplicada à música especificamente escrita para clarinete e demonstrado o contributo do intérprete no desenvolvimento técnico do instrumento e no aumento do seu reportório. Com especial incidência no século XX e através da apresentação de casos colaborativos relevantes, são evidenciados os novos contextos que influenciaram a produção musical baseada na colaboração entre compositores e intérpretes. São ainda demonstrados os processos e dinâmicas que decorrem do fenómeno em estudo através da análise de um caso atual com especificidades próprias. Finalmente, constituindo-se como componente prática e motivadora da realização do presente relatório de Projeto Artístico, é apresentado um programa para a realização de um recital com obras ilustrativas da temática em análise. Em cada obra, são evidenciados os contextos composicionais e colaborativos e são também descritos aspetos relativos à obra e à vida dos compositores.
- As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinetePublication . Vilela, Rui Manuel Pinto; Jerónimo, ManuelResumo I – Prática Pedagógica - Este relatório incide sobre a realização do Estágio do Ensino Especializado, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2016/2017, sob orientação do Professor Doutor Manuel Jerónimo. Na primeira secção deste Relatório de Estágio, é descrito o exercício da prática de ensino de Clarinete, contextualizando a Escola no espaço e no tempo, caracterizando os alunos sobre os quais decorreu a Prática de Ensino Supervisionada e descrevendo algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas. Realizado na modalidade que contempla a realização de estágio em exercício de funções docentes, foram selecionados três alunos, de níveis diferentes, sobre os quais ocorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para cada um deles, foram elaboradas as planificações anuais e os respetivos planos de aula e foi aplicado um modelo sustentado nas novas tecnologias e que será detalhadamente descrito na Secção II – Investigação. Também nesta secção, são descritos os contextos de aprendizagem, os objetivos e as dificuldades vivenciadas na sua implementação e as opções seguidas na sua planificação, as metodologias adotadas, os materiais pedagógicos utilizados, os processos de avaliação aplicados e todo um conjunto de aspetos referentes à prática de ensino e à relação pedagógica entre professor e aluno. Pretende-se, assim, partilhar a experiência vivenciada enquanto professor de Clarinete numa escola do Ensino Artístico Especializado da rede pública, com particularidades e dinâmicas próprias. Finalmente é apresentada uma reflexão crítica à atividade docente, salientando os aspetos considerados mais relevantes na realização do Estágio do Ensino Especializado.