Browsing by Author "Vicente, Mariana"
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- "Anda amigo": interações sociais entre pares no contexto de jardim de infânciaPublication . Vicente, Mariana; Nunes, ClarisseO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância (J.I.) da rede pública na cidade de Lisboa, com crianças de três e quatro ano de idade, durante um período de quatro meses, tendo como principal objetivo a realização de uma análise descritiva, critica e reflexiva do processo desenvolvido durante o período mencionado, bem como uma descrição da investigação realizada. A temática da investigação centra-se na interação social estabelecida entre crianças em idade pré-escolar. Este foi o assunto que espoletou maior curiosidade, e procurou compreender as características das interações sociais estabelecidas entre as crianças com três e quatro anos do contexto socioeducativo onde se desenvolveu a PPS. A abordagem investigativa inscreve-se na modalidade de estudo de caso, com um carácter qualitativo e interpretativo. Definiram-se os seguintes objetivos para a investigação: (i) identificar as características das interações sociais estabelecidas entre as crianças em idade pré-escolar no contexto educativo; (ii) compreender como caracterizam os profissionais essas interações sociais e (iii) identificar quais as perceções das crianças sobre a amizade. Participaram no estudo 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade, bem como a educadora cooperante e a assistente operacional. A recolha dos dados envolveu o recurso às seguintes técnicas: observação, entrevistas realizadas à equipa educativa e às crianças do contexto socioeducativo e testes sociométricos. Os dados recolhidos foram analisados tendo por base a análise de conteúdo, permitindo identificar as perspetivas da equipa educativa e as práticas da mesma no que respeita às interações sociais, os tipos de interação social existente entre pares e os tipos de brincadeira que as crianças mais realizam e as suas perceções relativamente à amizade. Relativamente às características sociométricas do grupo de crianças, os resultados da investigação evidenciaram que existem crianças muito populares e outras que são rejeitadas pelo grupo, ou seja, umas são mais procuradas do que outras para brincar. Importa referir ainda que as crianças se envolvem, com mais frequência, em brincadeiras em grupo, com destaque para as brincadeiras de faz de conta, de natureza simbólica, entre pares. Relativamente às adultas presentes na mesma organização socioeducativa, estas realçam a importância de estabelecer interações sociais de amizade, indicando o papel que o adulto pode ter nessas circunstâncias e instrumentos para lidar com as mesmas. Respeitante ao conceito de amizade, este revelou ser um termo de difícil descrição do seu significado pelas crianças. No presente relatório reflete-se ainda sobre o impacto da formação inicial, tanto na prática profissional em creche como em jardim-de-infância, no desenvolvimento da minha identidade profissional.