Browsing by Author "Veiga, Bruno Filipe da Piedade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjuntaPublication . Veiga, Bruno Filipe da Piedade; Fuertes, Marina; Madureira, IsabelA investigação TANDEM sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem-se centrado essencialmente na observação dos adultos, prevalecendo a necessidade de compreender o papel da criança nessa relação. Neste estudo, procurou-se investigar o comportamento de Pais e Educadores com crianças em idade pré-escolar, com problemas de desenvolvimento. Desta forma, participaram quatro díades de pais com o seu filho ou filha, três díades de educadoras com uma criança da sua sala. Cada díade foi observada independentemente, numa situação quasi-experimental, sendo pedido aos participantes, que realizassem em 20 minutos, um produto à sua escolha, com materiais e ferramentas que se encontravam ao seu dispor. Pretendia-se: 1) descrever a qualidade dos comportamentos interativos do adulto; 2) comparar o comportamento da criança com a qualidade interativa dos Pais e Educadores, avaliada através da escala de cotação TANDEM, nomeadamente em relação à empatia, desafio, atenção e reciprocidade, cooperação e qualidade da comunicação; 3) averiguar de que modo as verbalizações dirigidas à criança, durante a interação (e.g., uso de sugestões, ordens, explicações, elogios e críticas) podem influenciar o seu comportamento; e 4) conhecer as Estratégias usadas pelo adulto durante a atividade. Os resultados indicam que as Educadoras usam estratégias que promovem a participação da criança, que a orientam para objetivos e que integram as opções das crianças num contexto de aprendizagem na sua zona próxima de desenvolvimento. A qualidade da interação é melhor nas díades em que a autoria é da criança e esta é menos prevalente nas díades Pai-filho(a). Foi possível verificar que todas as crianças, independentemente do seu grau de dificuldade, conseguiram participar na realização de um produto, manter-se focada numa atividade durante 20 minutos e realizar aprendizagens.