Browsing by Author "Vasco, Helena"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para o estudo dos procedimentos de medição do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia em indivíduos com e sem síndroma de deficiência posturalPublication . Dolan, Ana; Poças, Ilda Maria; Silva, O. Alves da; Silva, Carina; Firmino, Adriana; Barros, Ana Sofia; Vasco, Helena; Martins, Joana; Mendanha, LuísIntrodução – O síndroma de deficiência postural é uma disfunção propriocetiva multifatorial, com sintomatologia variada, que inclui alterações com impacto na performance visual, como a insuficiência de convergência e a astenopia. A medição do ponto próximo de convergência é usada no seu diagnóstico e exploração clínica, sendo influenciada pela velocidade do teste e pelo tamanho do estímulo. Definir o método mais eficaz para medir o ponto próximo de convergência e o ponto de astenopia é pertinente, pois permitirá uma avaliação mais exata das alterações nestes casos. Este estudo tem como objetivo investigar a exatidão das medições do ponto próximo de convergência e ponto de astenopia em casos de síndroma de deficiência postural e variações dos seus valores consoante o método usado. Métodos – Estudaram-se 39 pessoas, 27 com e 12 sem síndroma de deficiência postural, medindo o ponto próximo de convergência e ponto de astenopia com dois estímulos (régua de RAF standard e régua de RAF modificada) a duas velocidades (1cm e 3cm/s). Resultados – Não foram obtidos valores estatisticamente significativos em nenhum dos métodos de medição do ponto próximo de convergência. A régua de RAF a uma velocidade lenta é mais sensível para alterações do ponto de astenopia (AUC 0,761±0,084 erro padrão, p=0,010). A velocidade lenta gera valores do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia superiores, sobretudo no grupo com síndroma de deficiência postural. Conclusão – O método de medição influencia os valores dos parâmetros estudados. Não se obtiveram valores estatisticamente significativos na medição do ponto próximo de convergência. O método de medição do ponto de astenopia com pistas visuais a uma velocidade lenta tem maior exatidão.
- População residente de um hospital psiquiátrico: que saúde visual?Publication . Poças, Ilda Maria; Ferreira, Andreia F. T.; Lourenço, Maria João A.; Vasco, Helena; Abrantes, Inês; Mendes, Paula; Araújo, MartaIntrodução - Numa tentativa pioneira em Portugal de avaliar o estado da visão dos pacientes residentes de um Hospital Psiquiátrico, foi nosso objectivo identificar alterações visuais existentes nesta população, passíveis de comprometer o funcionamento do sistema visual e com repercussões negativas nas actividades da vida diária; caracterizar e corrigir ametropias; relacionar as patologias encontradas com a medicação e seleccionar! encaminhar os utentes para consulta de oftalmologia. Métodos - Foram examinados 254 pacientes residentes num Hospital Psiquiátrico de Lisboa, com idade compreendida entre os 25 e os 92 anos de idade, com diagnóstico no âmbito da saúde mental, capacidade de deslocação e alguma autonomia. Na recolha de dados foi utilizado o protocolo de observação do rastreio visual, tendo sido avaliados os seguintes parâmetros: Acuidade visual, Estudo refractivo; Função sensório-motora; Visão cromática; Segmento anterior; Tensão ocular. O rastreio foi composto por duas fases: uma primeira fase para identificação das alterações visuais, com 254 residentes e uma segunda fase, com 100 residentes, para correcção das ametropias diagnosticadas e prescrição óptica. Os resultados foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial através do programa SPSS. Resultados - A maioria dos pacientes era do sexo masculino (64,2%), internados principalmente por esquizofrenia (47,24%) e medicados com antipsicóticos (82,8%) mas tomando também anti-parkinsónicos (62,3%) e ansiolíticos (52,4%). Apenas 20,87% da amostra tinha feito anteriormente um exame visual. Além de 33,86% de cataratas, em que 27,4% representam residentes entre os 20 e os 50 anos, encontraram-se acuidades visuais baixas. Para longe, 51% dos indivíduos apresentavam acuidade visual no intervalo entre contar dedos e os 6/10. No que concerne à acuidade visual para perto, os resultados obtidos demonstram que a maioria da população apresenta também baixa acuidade visual, entre os 1/10 e os 3/10, tanto para olho direito (25,59%), como para o olho esquerdo (26,38%). É de referir que esta baixa acuidade visual atinge um total de 27 indivíduos no intervalo dos 40 aos 59 anos. Foi ainda identificado um número expressivo de exoforias para perto (38,58%) e 7,15% de neuropatias glaucomatosas. Do estudo refractivo (2. Fase do rastreio visual), resultou a prescrição de 75 óculos, o que levou a uma melhoria significativa da acuidade visual, principalmente para perto: 50% da amostra que apresentava acuidade visual, no intervalo de percepção luminosa aos 6/10, passou a 3%, após correcção refractiva. No decurso do rastreio 5 residentes foram encaminhadas para o serviço de urgência por neuropatia glaucomatosa e melanoma da coróide. Apenas 5,5% teve alta e os restantes foram encaminhados para consulta de oftalmologia (34% com prioridade). Conclusões - Este rastreio permitiu além da correcção das ametropias diagnosticadas, encaminhar, os residentes com alterações visuais, para tratamento, possibilitando assim, que esta população use a sua visão da melhor maneira e potencializando um aumento da qualidade de vida destes pacientes.
- The Erasmus+ mobility programme at the Lisbon School of Health Technology: characteristics and motivations of participants from 2009-2019Publication . Dolan, Ana; Vasco, Helena; Poças, Ilda MariaThe Erasmus+ Mobility Programme (EMP) was established in 1987. It aims to promote both intercultural cooperation and communication and the development of higher education at a European level. The program has had over 4 million participants, but the rates of participation by Portuguese students are low. This is also the case for STEM students across the EU member states. Therefore, it is pertinent to analyze the profile of these students. The first EMP for Orthoptics and Vision Sciences (OVS) students at the Lisbon School of Health Technology (ESTeSL) took place in 2003. The Países de Língua Oficial Portuguesa Mobility Programme (PMP), mobility between ESTeSL and Portuguese-speaking African countries, began in 2016. Aims of the study: to characterize the participants in the EMP and PMP mobility programs between 2009/10 and 2019/20; to identify participants’ preferred fields of study; to emphasize the advantages of EMP and PMP for OVS students at ESTeSL according to students; to understand the students' motivations for selecting ESTeSL as their destination university; to determine the student’s satisfaction.
- Visão sem limites: mobilidade dos estudantes na licenciatura de Ortóptica e Ciências da Visão da ESTeSLPublication . Poças, Ilda Maria; Dolan, Ana; Vasco, Helena; Chiappini, Valeria; Tomita, DanielaO programa Erasmus+, estabelecido em 1987, pretende promover a comunicação e cooperação intercultural, bem como o desenvolvimento da educação superior a nível europeu. Todos os estados da União Europeia participam neste programa de mobilidade com mais de 4 milhões de participantes. No contexto europeu, as taxas de participação no Erasmus+ nas áreas das ciências tecnológicas são muito baixas, enquanto em Portugal há baixa adesão a este programa, tornando-se pertinente analisar o perfil destes estudantes. O início da participação dos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (OCV) na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) no programa Erasmus+ (PME+) data 2003 e a mobilidade para os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ocorre desde 2016. Objetivos do estudo: caracterizar os estudantes do PME+ e do PALOP incoming e outgoing entre 2009 e 2019 na ESTeSL; identificar quais as áreas de saber preferenciais dos estudantes em mobilidade; enfatizar as vantagens do PME+ no âmbito da licenciatura em OCV na ESTeSL na visão dos estudantes; conhecer a motivação dos estudantes para escolherem frequentar a ESTeSL durante a mobilidade; determinar a satisfação geral dos estudantes face à experiência vivida.