Browsing by Author "Tomaz, Susana Filipa dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficasPublication . Tomaz, Susana Filipa dos Santos; Pina, Helena Figueiredo; Sousa, VandaO presente trabalho propõe uma abordagem que toma como ponto de partida a linguagem audiovisual e as reminiscências da gramática cinematográfica. Esperamos responder à questão: a linguagem, a sintaxe e a semântica fílmica estão presentes nas campanhas publicitárias em formato storytelling e estas atualizam-se nas vertentes crossmedia e transmedia. Igualmente, pretende-se ainda verificar em que medida as reminiscências cinematográficas são evidenciadas, em particular, nos textos que podem ser reconhecidos na categoria que analisamos agora. Com recurso a uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, na vertente do Interpretacionismo, é nosso objetivo proceder-se à leitura do texto fílmico da campanha publicitária To Give More (2018) com a direção de Rune Milton para a marca Elkjøp, que tomámos como exemplo para a investigação. Para tal, guiamo-nos no domínio da semiótica de Peirce (1999), do conceito de intertextualidade proposto por Kristeva (1978) e dos estudos fílmicos desenvolvidos por Deleuze (2004). De modo a completar a investigação, proceder-seá ainda ao confronto dos resultados da análise semiótica do objeto de estudo com um conjunto de obras cinematográficas evocadas simbolicamente na narrativa publicitária, a nível de conteúdo e expressão. Defendemos a sua pertinência por considerarmos que, ainda que a gramática cinematográfica tenha sido presente à linguagem publicitária – em particular nos anúncios audiovisuais – tende a verificar-se uma tendência que une uma vertente da expressão visual da gramática audiovisual à forma narrativa dramatúrgica que acompanha o cinema desde Méliès. Nesse aspeto, defendemos que reside a originalidade do presente trabalho: na linguagem dos anúncios publicitários em suporte audiovisual, explorar e evidenciar as reminiscências cinematográficas de obras canónicas do cinema.