Browsing by Author "Sousa, Carla da Conceição Alves de"
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- A Força Aérea Portuguesa e o voo nas redes sociaisPublication . Sousa, Carla da Conceição Alves de; Luz, CristinaO fim do Serviço Militar Obrigatório em 2004 inaugurou uma nova fase no recrutamento da Força Aérea Portuguesa (FAP). Atualmente, o maior problema que o Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA) enfrenta está ligado à captação de jovens voluntários para a vida militar. Neste âmbito, o projeto em causa visa atrair tráfego para o CRFA, procurando no meio online a oportunidade de dinamizar o recrutamento através da implementação de uma estratégia de comunicação concebida para uma ativação da ‘marca’, em plataformas social media. Genericamente, trata-se de um reframing do contexto da comunicação, em que se pretende levar a comunicação para um contexto, as redes sociais, onde a sua visibilidade é maximizada. No caso, será através do seu lançamento em plataformas de fotografia – Instagram – e de vídeo – Youtube – e, paralelamente, através da dinamização da atual página de Facebook, atividade esta alavancada por meio de uma ação offline, que consiste numa experiência de realidade virtual. O projeto foi suportado por uma investigação quantitativa de tipo descritivo, com base em dados primários, obtidos através de um inquérito por questionário, com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo da Internet e das Redes Sociais por parte da população-alvo. Pretendia-se ainda avaliar a imagem que os inquiridos têm da FAP, determinar a motivação de ingresso na instituição e, obviamente, pré-avaliar a motivação para participar na experiência de realidade virtual proposta neste projeto. Os resultados vieram confirmar que os jovens estão cada vez mais online, com uma forte presença nas redes sociais, especialmente nas três escolhidas para a dinamização deste projeto. A investigação demonstrou ainda que os jovens têm, em geral, uma imagem positiva da FAP, no entanto, estão pouco motivados para ingressar na instituição. As ilações que se podem extrair deste estudo sustentam a necessidade de o CRFA se voltar para o meio digital, em particular para as redes sociais, comunicando efetivamente com os jovens de uma forma atrativa, de modo a fazer crescer os níveis de top of mind e engagement da FAP, para assim cumprir o objetivo final, que é a dinamização do recrutamento.