Browsing by Author "Silva, Marco André Timóteo da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Previsão da capacidade de transporte das linhas aéreas para o mercado diário do MIBELPublication . Silva, Marco André Timóteo da; Pestana, Rui José Oliveira NóbregaA capacidade de transporte de uma linha eléctrica aérea depende de factores relacionados com as características próprias do condutor tais como o material que o compõe, a resistência eléctrica, o diâmetro, a elasticidade mecânica, a emissividade e absortividade. Além das características físicas do condutor, existem factores externos que afectam a sua capacidade de transporte. De entre esses, contam-se os factores meteorológicos, como a temperatura ambiente, a chuva, a neve, a velocidade e a direcção do vento, a intensidade de radiação solar e a densidade do ar. No projecto de uma linha é estipulada uma temperatura máxima do condutor à qual essa linha pode ser explorada em condições de segurança. Essa temperatura é denominada temperatura de projecto. A cada dia, o operador de rede português informa o MIBEL - Mercado Ibérico de Electricidade da capacidade de interligação para o dia seguinte, entre Portugal e Espanha. Além disso, procede informaticamente à validação do perfil de geração do MIBEL, recorrendo a uma ferramenta denominada VTP – Verificação Técnica do Programa de Exploração. Por outro lado, o operador de rede fornece, para a ENTSO-E - European Network of Transmission System Operators for Electricity, um ficheiro DACF – Day Ahead Congestion Forecast para cada hora do dia, que contém toda a informação relevante sobre a redeeléctrica nacional para as 24 horas seguintes. Nesse ficheiro inclui-se a informação sobre os limites decapacidade de transporte das linhas e topologia darede. Tradicionalmente, os operadores utilizam métodos determinísticos, baseados em indicadores meteorológicos nacionais, sobre os quais são estabelecidos valores de referência. O cálculo da capacidade de transporte das linhas é feito com recurso a equações empíricas e em função da hora do dia e do ano. A abordagem determinística pode ser considerada conservadora, pois os valores de referência de temperatura ambiente, velocidade do vento e radiação solar visam minimizar o risco. Porém, o recurso aeste tipo de abordagem pode ter como consequência onão aproveitamento das linhas na sua plenitude. Neste contexto, com esta dissertação pretende-se estudar e apresentar uma metodologia para previsão dacapacidade de transporte das linhas para o mercado diário do MIBEL do dia seguinte e comprovar que a sua aplicação permite prever, com um grau de segurança aceitável, uma capacidade de transporte superior, na maior parte do tempo, àquela que é calculada actualmente pelo operador. Pretende-se também comprovar que a metodologia permite aproximar a capacidade de transporte prevista daquela que pode ser calculada, em tempo real, no dia seguinte. A aplicação desta metodologia deverá resultar num risco menor de market splitting e de distorção do perfil de geração. Neste trabalho, são criadas várias combinações de parâmetros meteorológicos, com valores de referênciae com valores previsionais. São usados dois modelosde cálculo, numa metodologia unificada, onde um dos modelos, denominado de Kuipers & Brown, é o actualmente usado por grande parte dos operadores da rede de transporte e o outro, mais detalhado principalmente no que diz respeito à modelação do arrefecimento por efeito de convecção, foi desenvolvido por grupos de trabalho na CIGRÉ - Conseil International des Grands Réseaux Électriques. Na presente dissertação não se pretende estudar a utilização de medições meteorológicas em tempo real,para realizar o chamado ratingdinâmico nem usar métodos estatísticos para fazer previsão. Pretende-se apresentar uma alternativa ao ratingdos operadores e criar uma metodologia que possa ser usada em conjunto com um modelo Mesoescala de previsão meteorológica, para gerar previsões de capacidade de transporte das linhas eléctricas para o dia seguinte. É feita uma comparação entre os resultados da metodologia proposta, usando dados meteorológicos reais,aplicada a uma linha da RNT - Rede Nacional de Transportee o cálculo em tempo real da capacidade de transporte da mesma linha, confirmando-se a adequabilidade da metodologia e sua aplicabilidade. O objectivo da dissertação cumpre-se com a apresentação e análise de previsões diárias e resultados anuais de capacidade de transporte das linhas, usando a metodologia proposta e com a comparação dos resultados quer com a metodologia actualmente em uso pelo operador, quer com o cálculo em tempo real do operador referente ao ano de 2015. No final, são apresentadas algumas considerações e sugestões para melhoramento da metodologia, com vista a desenvolvimento futuro.