Browsing by Author "Silva, Marcia Ferreira e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º anoPublication . Silva, Marcia Ferreira e; Ferreira, NadiaO presente relatório final incide numa investigação desenvolvida na Prática de Ensino Supervisionada II numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre como promover a comunicação matemática através da utilização de jogos matemáticos. Neste relatório pretende-se primeiramente dar a conhecer os contextos da PES II, caracterizando-os, analisando-os e comparando-os, passando na segunda parte a comunicar o trabalho desenvolvido, constituindo-se como um processo autorreflexivo e descritivo da prática, divulgando os objetivos do estudo, assim como a fundamentação teórica e as metodologias aplicadas que os apoiam. Para esta investigação, com vista a desenvolver a comunicação matemática dos alunos a partir da utilização de jogos, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) Compreender de que maneira os jogos podem desenvolver a comunicação matemática através da explicação e justificação do raciocínio dos alunos e ii) Compreender os efeitos da utilização de jogos na motivação dos alunos para a comunicação matemática. Com base nos objetivos apresentados, as atividades desenvolvidas decorreram em momentos de tempo de trabalho autónomo com grupos heterogéneos de 4 a 6 alunos, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseando-se em parte na Investigação-Ação, recolhendo os dados através de observação direta e participante, áudios e registos escritos dos alunos. Os resultados da investigação apontam que a utilização dos jogos matemáticos desenvolve a comunicação matemática dos alunos permitindo desenvolver múltiplas capacidades transversais, assim como a cooperação e a entreajuda. É atribuída, por sua vez, uma maior motivação para a comunicação matemática na realização de jogos de cálculo mental, relativamente aos jogos relativos a sólidos.