Browsing by Author "Silva, Madalena Manata da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O meio envolvente como um contributo para a ação pedagógicaPublication . Silva, Madalena Manata da; Simões, AnaO presente relatório resulta da análise da intervenção realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada nos contextos de creche e de jardim de infância. Este tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido tendo por base um referencial teórico que suporta a ação pedagógica desenvolvida de acordo com a caracterização de cada contexto (meio, grupos de crianças, família das crianças e equipas educativas). A prática em creche decorreu durante seis semanas, entre o mês de janeiro e fevereiro, numa sala de berçário com um grupo de oito crianças entre os cinco e os dez meses. Por sua vez, a intervenção em contexto de jardim de infância decorreu durante doze semanas, entre o mês de fevereiro e de maio, com um grupo de dezanove crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. No decorrer da intervenção em jardim de infância, surgiu a problemática que será desenvolvida neste trabalho – O meio envolvente como um contributo para a ação pedagógica. Esta escolha resultou da observação e caracterização do meio físico e da comunidade em que se localiza o jardim de infância, uma vez que este apresenta muitos recursos que podem ser utilizados para promover novas aprendizagens às crianças. Tendo por base uma investigação sobre a prática de natureza maioritariamente qualitativa pretende-se cruzar diversas técnicas (observação direta, consulta documental, inquéritos por entrevista e questionário e registo fotográfico) e instrumentos de recolha de dados (notas de campo e guiões de entrevista e de questionário) para analisar a importância do meio envolvente para o trabalho na sala de atividades. Ao longo do relatório será, também, evidenciada a revisão de literatura realizada sobre a importância do meio envolvente em Educação de Infância, sobre o papel do educador na promoção de atividades em interação com o meio e sobre a utilização da metodologia de trabalho de projeto na exploração do meio local. Será também apresentada uma caracterização do bairro e todo o processo da intervenção educacional realizada.