Browsing by Author "Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversalPublication . Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da; Barros, OlavoResumo I (Prática Pedagógica) - A Parte I deste Relatório de Estágio (referente à Prática Pedagógica) pretende apresentar de forma detalhada todos os elementos referentes ao Estágio do Ensino Especializado na flauta transversal, realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2017/2018. Esta parte do documento contém uma contextualização das áreas geográficas abrangidas pela oferta educativa do CMAC e uma caracterização da instituição em que foi desenvolvida a prática pedagógica no Estágio em Exercício. Após a contextualização do estágio é efetuada uma caracterização dos alunos selecionados. Todos eles estão a frequentar o regime articulado em níveis distintos de aprendizagem (1º, 5º e 8º graus) e serão designados como Aluno A, B e C. As aulas lecionadas são também descritas tendo em conta as práticas educativas desenvolvidas. Com o Aluno A, de 1º grau, foram feitas as introduções a todas as competências necessárias para emissão de som, aquisição de uma postura correta e embocadura descontraída, leitura melódica e execução das primeiras escalas; para o Aluno B o foco foi na continuidade do processo de correção de embocadura e desenvolvimento da agilidade técnica e emissão sonora de qualidade no registo agudo; e para o Aluno C foram utilizados exercícios específicos para a correção de lacunas nas competências técnicas e preparado reportório para a realização de provas de acesso ao ensino superior. Para terminar, o mestrando faz uma análise crítica da atividade docente.